Por Jorge Rocha de Matos *

Passou um ano sobre os incêndios de Pedrogão Grande, uma tragédia que irá perdurar na nossa memória coletiva.

Sessenta e seis mortos. Mais de duzentos e cinquenta feridos. Quinhentas casas e cinquenta empresas destruídas. Trinta mil hectares de floresta ardida.

Um ano depois, ainda existem muitas questões por responder. Mas a dimensão desta tragédia e a certeza do longo caminho que temos que percorrer, exige uma profunda reflexão sobre o papel que cabe a cada um de nós, individualmente ou organizados enquanto empresas e entidades, na prevenção, no combate e no apoio a situações de calamidade como aquela a que assistimos no verão passado.

A Fundação AIP sempre esteve atenta a esta realidade. Por isso, desde há longa data, se associou ao “Movimento ECO – Empresas contra fogos”, hoje uma das maiores iniciativas de responsabilidade social coletiva em Portugal e um desígnio nacional na prevenção dos incêndios florestais.

Após os incêndios e no contexto de emergência que se lhes seguiu, a fundação AIP celebrou um protocolo com a Partagence, a mais reputada ONG na ajuda de pós-emergência, visando o apoio aos sinistrados dos incêndios de Pedrógão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos, tendo posteriormente alargado o campo de ação às restantes regiões fustigadas pelos incêndios.

Na sequência deste protocolo já chegaram a Portugal quatro camiões (de 10 previstos) com cerca 31 toneladas de materiais e equipamentos. Esta ajuda equivale a cerca de 1109 peças de mobiliário, produtos de conforto e equipamentos diversos totalmente novos que irão ser distribuídos aos sinistrados à medida que as casas vão sendo reconstruídas.

No total, está programada a chegada de 10 semirreboques, perfazendo 150 toneladas, o equivalente a cerca de 300 mil euros, durante um período de intervenção que se prevê superior a um ano, num trabalho que é assegurado por cerca de 37 voluntários mobilizados regularmente.

Mas não ficamos por aqui. Todos sabemos que um dos maiores activos da Região Centro é o seu turismo e o quanto importante é restabelecer a confiança dos agentes económicos neste destino.

Foi por isso que a Região Centro foi a “Região de Turismo Convidada” nos dois maiores eventos organizados pela Fundação AIP, a BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa e a FIA – Feira Internacional do Artesanato. Tratou-se de demonstrar que apesar da tragédia, o potencial turístico desta região se mantém absolutamente intacto. Pudemos, por exemplo, testemunhar o excelente desempenho da Pampilhosa da Serra, destino nacional convidado da BTL 2018, com um stand intitulado “Centro Comercial da Natureza”, um conceito que demonstrou toda a região continua a ser dinâmica e atrativa.

A Fundação AIP associa-se à homenagem prestada a todas as vítimas de Pedrogão neste vídeo da Slideshow, (empresa nossa parceira da BTL), e que foi vencedora da 50.ª edição do Festival Internacional de Filme e Vídeo dos Estados Unidos.

* Presidente da Fundação AIP