Valores e Missão

land

Para cumprir a sua missão, e na perspetiva de afetação dos seus recursos, a Fundação AIP desenvolve uma relação dinâmica com as diferentes partes interessadas, em particular a comunidade empresarial, refletindo uma visão sobre o futuro, afirmando-se como um ator socioeconómico e um agente cultural relevante e contribuindo de forma substantiva para a transformação, modernização e reforço da cadeia de valor da economia portuguesa.

Na prossecução das suas atividades e de modo a afirmar os seus valores e visão, a atividade da fundação AIP alicerça-se em torno de cinco valores estratégicos.

• Enquanto fator decisivo da internacionalização e competitividade das empresas e da economia em contexto de globalização;Valorização do conhecimento
  • Desenvolvimento sustentável, exprimindo um sistema de valores consubstanciado na política dos três P`s: proveitos, exprimindo as exigências de rendibilidade económico-financeira, fundamentais para a empresa cumprir os seus fins; pessoas, na medida em que constituem o capital mais precioso das organizações, devendo ser valorizado de forma sistemática e contínua; o Planeta, como expressão das preocupações ambientais, sociais que se projetam no desenvolvimento sustentável;
  • Inovação e Empreendedorismo, através do estímulo dos fatores culturais, sociais económicos e das qualificações e competências relacionadas com a criatividade, inovação e dinamização do espírito empresarial e a capacidade de iniciativa, elementos decisivos para a afirmação competitiva da economia portuguesa, particularmente das PME, e para a criação de emprego.
  • Responsabilidade social, ética empresarial e solidariedade, como base estruturante da relação das empresas e das organizações com as diferentes partes interessadas;
  • Desenvolvimento humano, nas suas diferentes valências: cultural, técnica, cientifica, económica e na perspetiva da educação e formação ao longo da vida.