A Fundação AIP é membro do projecto EBSOMed, iniciativa co-financiada pela Comissão Europeia cujo objectivo é o de impulsionar a economia dos países a sul do Mediterrâneo, promovendo um crescimento económico inclusivo e a criação de postos de trabalho através do desenvolvimento do sector privado, nomeadamente aproveitando o conhecimento das organizações/empresas de países vizinhos, nos quais se inclui os países europeus e, naturalmente, Portugal.

No dia 28 de Junho realiza-se em Tunes, capital da Tunísia, o kick-off do projecto sob o tema “Potencializando os negócios através de apoio organizacional e networking nos países a sul do Mediterrâneo”, com a presença de mais de 100 participantes, nos quais se inclui empresários, startups, representantes de diferentes países, estudantes, personalidades da área, etc.

No dia 29 dá-se início ao Roadshow “Digitalization and Artificial Intelligence (AI): The Future of Investment Management in the Euro-Mediterranean Region”, que tem o objectivo de, durante quatro anos, debater em diferentes países de África e Ásia, a visão tecnológica e digital, o investimento que é feito nas novas tecnologias e a transformação profunda levada a cabo pelas empresas, consequência do avanço da inteligência artificial.

O projecto EBSOMed, desenvolvido pela BusinessMed, terá um impacto directo em 10 países a sul do Mediterrâneo: Argélia, Egipto, Israel, Jordânia, Líbano, Líbia, Marrocos, Palestina, Síria e Tunísia (país onde se realiza o kick-off do projecto). Nestes quatro anos de duração do projecto, estarão a decorrer acções nestes países e também existirá um intercâmbio sul-norte, com a presença de empresas e startups dos países a sul do Mediterrâneo em feiras e eventos a decorrer na Europa.

Enquanto membro do projecto EBSOMed, a Fundação AIP far-se-á representar no kick-off na Tunísia, levando consigo cinco startups (Planetiers, Bandora, Trigger Systems, Dream for IT, Next Reality), para partilharem e adquirirem novos conhecimentos e estabelecerem novos contactos.