No âmbito das suas áreas intervenção a Fundação definiu os seguintes Programas Estratégicos:

Programa Estratégico de Interação Universidade-Empresa – com vista a apoiar processos de transferência de tecnologia dos centros de saber para as empresas e diminuir o “hiato” demasiado profundo entre a “criação do conhecimento” e a sua transformação em bens económicos e culturais (Área da Ciência).

Programa Estratégico de Internacionalização Empresarial – tendo em vista contribuir para a alteração do modelo de desenvolvimento atual e operacionalizar uma nova matriz de internacionalização, com ênfase na exportação, na diversificação de mercados e na substituição competitiva de importações, em que se releva a operacionalização de uma estratégia específica com a CPLP. (Área da Cooperação Europeia e Internacional).

Programa Estratégico de Modernização Empresarial e Coesão Social – visando a modernização e reestruturação do sistema produtivo, merecendo particular atenção alguns sectores industriais, e a dinamizar uma “nova industrialização” ou “reindustrialização” adaptada ao contexto da economia global, à sociedade do conhecimento e ao fortalecimento da Coesão Social. (Área do Desenvolvimento Social e Económico).

Os valores matriciais e o quadro de intervenção mencionados conferem à Fundação AIP um envolvimento profícuo com as comunidades com quem se relaciona e interage, assim como um papel ativo na construção de redes e parcerias, o estímulo à criatividade, à inovação, à internacionalização, o desenvolvimento de novos talentos e uma relação dinâmica com as diferentes atividades económicas.

logo_fundacao

» Manual de Normas do logotipo da Fundacao AIP