Assista em direto à palestra, sobre o tema do Afeganistão, dia 9 de setembro, das 18h00 às 20h00,  no canal do Youtube, na página do Facebook do Clube de Lisboa e na página da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, no Facebook.

Porque é que o exército afegão entrou em colapso e se dissolveu após a retirada da maioria das tropas estrangeiras, apesar da sua superioridade em armamento e pessoal? Que cenários a curto prazo podem ser previstos para a governação talibã e para o futuro das mulheres e de todos aqueles que trabalharam para o regime anterior e dos aliados ou agências estrangeiras? Qual tem sido e poderá ser o papel dos atores externos, nomeadamente a China e o Paquistão?

Estas são algumas das questões que serão debatidas no webinar, moderado por Teresa Almeida Cravo, chefe do Núcleo de Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, com Barnett Rubin, conhecido e respeitado perito norte-americano no Afeganistão, Ayscha Hamdani, Afegã defensora dos direitos das mulheres e das crianças e anterior Chefe de Gabinete do Representante Especial da UE no Afeganistão, Carlos Branco, general português reformado que serviu na NATO, no Afeganistão, e Pedro Caldeira Rodrigues, jornalista português com grande experiência em cenários de conflito violento na região.

A palestra será em inglês no canal de YouTube do Clube de Lisboa e na página do Facebook, bem como na página do Facebook da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Este webinar é organizado pelo Clube de Lisboa e pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra,  contando com o habitual apoio da Câmara Municipal de Lisboa e do Instituto Marquês de Valle Flôr – IMVF.