O Grupo Fundação AIP lamenta profundamente o falecimento do antigo Presidente da República, Dr. Jorge Fernando Branco de Sampaio, personalidade de grande destaque da vida política portuguesa e Homem com um nobre caráter humanista.

O Dr. Jorge Sampaio teve um papel relevante na História mais recente de Portugal, pelo seu fundamental contributo para a Liberdade, a Democracia e o Progresso do nosso País rumo à modernidade, e permanecerá, indelevelmente, na memória de todos os Portugueses como um Homem lutador pelas causas nobres e de uma visão política esclarecida sobre os caminhos para o desenvolvimento de Portugal no contexto europeu e mundial.

O Dr. Jorge Sampaio teve sempre uma estreita cooperação institucional com o Grupo Fundação AIP, na sua qualidade de Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, como importante impulsionador, através do seu atento acompanhamento da visão estratégica da nossa Instituição sobre os benefícios importantes que o setor dos congressos e das feiras comerciais representa para a cidade de Lisboa e para Portugal, consubstanciado nos projetos da transformação da antiga Fil no Centro de Congressos de Lisboa, na Junqueira e do Centro de Exposições e Congressos de Lisboa (Nova FIL), que viria a ser inaugurado, pelo Dr. Jorge Sampaio, na qualidade de Presidente da República, a 13 de março de 1999, no Parque das Nações, em Lisboa.

O Grupo Fundação AIP, como herdeiro do grande legado histórico da Associação Industrial Portuguesa, no âmbito empresarial, uma vez que continuou a desempenhar as funções de promoção da atividade económica e empresarial que aquela entidade iniciou em 1837, no campo das feiras, congressos e outros eventos, sofreu, igualmente, uma perda irreparável com o falecimento do Dr. Jorge Sampaio, seu Presidente Honorário, título atribuído a 1 de fevereiro de 2007, pela sua defesa “dos mais altos valores da livre iniciativa privada e da economia de mercado, da democracia política, da justiça, da estabilidade social e do multiculturalismo”.

Aos seus familiares, o Grupo Fundação AIP apresenta as suas sentidas condolências pela perda desta notável personalidade que marcou a vida dos Portugueses e a História de Portugal.

Jorge Sampaio era um GRANDE SENHOR. Portugal perdeu um grande HOMEM.

Jorge Rocha de Matos

Presidente do Grupo Fundação AIP