No âmbito da sua primeira Visita de Estado a Portugal, Kolinda Grabar-Kitarović esteve no Centro de Congressos de Lisboa para intervir no Business Fórum Portugal-Croácia, acção da qual a Fundação AIP foi uma das organizadoras, acentuando as relações “ainda modestas” entre os dois países mas prevendo um grande potencial para o futuro.

As relações económicas entre Portugal e a Croácia rondam os 85,3 milhões de euros e o nosso país ocupa a 40ª posição de parceiro comercial estrangeiro da Croácia, números que, na opinião da Presidente são demonstrativos “da distância geográfica entre os dois países e o foco de Portugal e da Croácia serem noutros mercados, mais próximos ou que partilhem laços históricos”.

Numa sessão que reuniu empresas portuguesas e croatas para encontros B2B, Kolinda Grabar-Kitarović referiu que o desconhecimento das empresas croatas em Portugal não constituí um problema mas sim uma oportunidade: “É crucial para os nossos países que se conheçam”, assinalando ainda que a sua visita ao nosso país é também uma “expressão de determinação para a abertura de novas oportunidades de negócio”.

Após estar reunida com Marcelo Rebelo de Sousa, a Presidente da Croácia reiterou no Business Fórum que o seu principal objectivo era o de “dar a conhecer a Portugal tudo o que a Croácia tem de bom para oferecer”.

Depois de enumerar todas as características em que ambos os países competem, como a como turismo, produção agrícola, pesca, têxteis, indústria farmacêutica, e novas tecnologias, Kolinda Grabar-Kitarović fez ainda menção à “longa tradição e excelentes referências” que a Croácia tem na indústria electrónica e na construção naval.

No Business Fórum Portugal-Croácia estiveram presentes mais de 70 empresas e houve mais de uma centena de reuniões B2B, números que confirmam o sucesso desta acção e o papel cada vez mais relevante das entidades organizadoras enquanto dinamizadores da internacionalização das empresas portuguesas.

Intervenção da Presidente da República da Croácia, Kolinda Grabar-Kitarović

Encontros B2B entre empresas portuguesas e croatas