Quais os desafios que se colocam hoje à literacia? E como encarar a literacia num mundo em permanente mudança?

São questões como estas que estiveram na base do encontro “Literacia: desafios num mundo em mudança” que teve lugar, no dia 12 de setembro, no Centro de Congressos de Lisboa (na Junqueira), correspondendo a uma iniciativa da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) e da Fundação AIP, através de Lisboa, Feiras e Congressos.

Sendo setembro o mês dedicado à literacia na Plataforma Eletrónica para a Educação de Adultos na Europa (EPALE), o evento incluiu uma apresentação dos principais indicadores nesta matéria na Europa e em Portugal, a partir da qual se desenvolveu um debate com os embaixadores nacionais da EPALE (personalidades eleitas pelo papel ativo e interventivo nas comunidades locais e noutros contextos nos domínios da educação e formação de adultos e da aprendizagem ao longo da vida).

Os novos desafios para a literacia face à digitalização generalizada da economia foram o tema de reflexão de Marçal Grilo, na qualidade de Presidente do Conselho Estratégico da Futurália, que antecipou o momento que se seguiu de apresentação da publicação Futuralia_ANQEP-Desafios da literacia Apresentação revista 12-09-2017, pelo André Magrinho, Adjunto do Presidente da Fundação AIP.

Através dos contributos de stakeholders de diferentes quadrantes que reuniram, em março, no Fórum Futurália 2020, esta publicação explora as consequências da nova revolução industrial do ponto de vista da aprendizagem, do emprego e da cooperação, num mundo globalizado, marcado pela aceleração digital, pela robótica, pela nanotecnologia e pela Internet das Coisas.

A adequação das qualificações aos empregos do futuro, o reforço da aposta na aprendizagem ao longo da vida, a aproximação entre os domínios da educação, formação e emprego e as competências que maior relevo terão neste novo futuro foram alguns dos temas nela abordados.