A “Partagence” e a “Fundação AIP” assinaram um protocolo de cooperação visando o apoio de pós-urgência aos sinistrados dos incêndios de Pedrogão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos

A Partagence, a mais influente Organização Não Governamental (ONG) humanitária, francesa, especializada na ajuda material (materiais de construção, mobiliário, produtos de conforto e outros equipamentos, totalmente novos) e a Fundação AIP, assinaram no dia 28 de julho, nas instalações da Fundação AIP um protocolo de cooperação visando uma intervenção prolongada de apoio aos sinistrados dos incêndios de Pedrogão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos, podendo ser estendida outros concelhos, a ter lugar, pelo menos ao longo dos próximos 12 meses. O protocolo vai ser assinado no próximo dia, Travessa da Guarda Nº3 (Praça das Indústrias).

O ato da assinatura do protocolo de cooperação contou com a presença do Secretário de Estado do desenvolvimento e Coesão, Dr. Nelson de Souza, que fez uma síntese da política pública de apoio aos concelhos afetados pelos incêndios. Na circunstância André Magrinho relevou a importância e o alcance do protocolo assinado, enquanto que o Delegado Geral da Partagence (Claude Frégeac) mencionou o quadro de intervenção previsto e bem assim o historial e a intervenção da Partagence em França e no estrangeiro, desde a sua criação. Este igualmente presente a Coordenadora do programa pós-urgência (Fabienne Drouet)
O apoio pós-urgência é uma iniciativa inovadora que vai ser concretizada em Portugal, protagonizada pela sociedade civil, que no plano prático vai ser implementada por uma pequena equipe operacional essencialmente constituída por voluntários, consistindo no encaminhamento, a partir de França, de cerca de 10 semirreboques (6 já prontos para seguirem para Portugal) com materiais de construção, mobiliário, produtos de conforto e equipamentos novos, o equivalente a duzentas toneladas, para serem distribuídos gratuitamente aos sinistrados dos incêndios.
Todo o trabalho de distribuição dos materiais é efetuado localmente estando a ser constituída uma plataforma logística organizada pela associação para dar resposta às necessidades identificadas, em estreita ligação com os municípios afetados pelos incêndios, e outras autoridades e instituições locais.
A Fundação AIP associa-se a esta iniciativa, por considerar que se justifica uma mobilização importante das empresas portuguesas e de outras partes interessadas no auxílio pós-urgência às vitimas dos incêndios que de uma forma dramática provocaram um elevado número de vítimas e sinistrados. A Rede Nacional de Responsabilidade Social das Organizações (REDE RSO pt) apoiará igualmente a implementação da iniciativa.