Fundação AIP reforça compromisso com o desenvolvimento económico de Moçambique

A APIEX – Agência para a Promoção de Investimento e Exportações e a Fundação AIP assinaram no dia 28 de Agosto, em Marracuene, um acordo de cooperação com vista ao estreitamento dos laços de cooperação bilateral entre ambos os países.

Este acordo visa o apoio na implementação e dinamização de um projeto integrado de desenvolvimento, com uma filosofia de cluster, ancorado no parque “Centro de Feiras, Exposições e Congressos em Marracuene”, focando essencialmente a intervenção ao nível dos mercados, investimento e empreendedorismo, educação, ciência e tecnologia, internacionalização e inovação. Este protocolo vai ao encontro do esforço que Moçambique está a fazer no sentido de investir na industrialização e diversificação da sua economia com a criação de mais emprego. Tem como objectivo central fomentar a competitividade e a atractividade regional, nacional e internacional de Moçambique, em particular no contexto da África Austral, favorecendo o investimento e o empreendedorismo, desenvolvendo novas actividades económicas, reforçando infraestruturas e investindo na conectividade física e digital.

Numa altura em que a economia moçambicana está a trilhar um novo caminho de crescimento e em que se reconhece uma grande margem de progresso futuro, a Fundação AIP estruturará com a APIEX uma estratégia de colaboração e intervenção conjuntas, em estreita ligação com outras partes interessadas, nomeadamente as empresas e instituições moçambicanas e portuguesas, prestando apoio na definição das modalidades e outras parcerias de suporte à operacionalização do projeto, abrangendo essa colaboração a partilha de recursos nas áreas de arquitetura, engenharia, actividades comerciais, marketing e comunicação, TIC, infraestruturas coletivas, apoio jurídico, serviços avançados às empresas, entre outras.

Este protocolo de cooperação surge no âmbito da presença do Presidente da Fundação AIP, Jorge Rocha de Matos, na FACIM 2019, a maior feira multissectorial de Moçambique, cujo Pavilhão de Portugal é organizado pela Fundação AIP desde 2016, com o apoio da aicep Portugal Global.

 

noticias

https://www.tsf.pt/lusa/interior/portugal-apoia-mocambique-nas-infraestruturas-para-principal-feira-economica-mocambicana-9772718.html

https://www.dn.pt/lusa/interior/portugal-apoia-mocambique-nas-infraestruturas-para-principal-feira-economica-mocambicana-9772717.html

https://www.noticiasaominuto.com/economia/1072344/portugal-apoia-mocambique-em-construcao-de-infraestruturas-de-feira

 

2019-01-07T18:11:08+00:00