Por Jorge Rocha de Matos*

A FIA – Feira Internacional do Artesanato abre portas este sábado, na FIL, e prolonga-se até ao próximo domingo, dia 1 de Julho. Serão nove dias de um encontro de culturas ao vivo e a cores, onde o tradicional e o contemporâneo se misturam e difundem e onde o visitante pode (re)visitar tradições e culturas sem sair do mesmo espaço.

A FIA vai para a sua 31ª edição, afirmando-se como uma feira de valor inestimável na mostra do artesanato e gastronomia do país e do Mundo. Esta edição conta com a presença de 640 expositores e tem mais de quarenta países representados, da Ásia, África, América do Sul e Europa, com especial destaque para o Reino de Marrocos, país convidado da FIA 2018, que mostrará aos visitantes toda a sua cultura e arte berbere e terá uma programação variada e dinâmica ao longo dos nove dias de FIA, com apresentações musicais, desfiles de moda, demonstrações e workshops de culinária típica do país, entre muitas outras actividades.

É para mim um enorme privilégio ter contribuído, em conjunto com a equipa operacional, para o desenvolvimento da FIA, enquanto feira que promove, dinamiza e divulga a cultura portuguesa através do artesanato e da gastronomia. Este ano, o Turismo Centro de Portugal é a região portuguesa convidada, uma oportunidade para que divulguem o que de melhor se faz nesta zona de Portugal, que, infelizmente passou por um período conturbado devido às intempéries dos incêndios do ano transacto mas que, com bravura e perseverança se tem regenerado.

A FIA é também uma plataforma que procura criar condições para os artesãos portugueses desenvolverem as suas artes e tem aí um dos seus principais objectivos: mostrar o seu trabalho ao público e ajudar na sua divulgação, para que sejam criadas mais e melhores condições no desenvolvimento da sua arte.

Como tal, é necessário procurar um modelo de cooperação com o poder político, uma vez que o artesanato é uma forma de absorção, um hobbie na grande maioria das vezes, mas que também pode servir como uma maneira complementar de trabalho, sobretudo para os reformados, que veem nas mais diferentes formas de arte artesanal um entretenimento, uma ocupação.

Há que saber tirar o melhor partido do know-how dessas pessoas, dos mais antigos artesãos portugueses, para que as formas tradicionais de se fazer artesanato português não se percam e possam passar de geração em geração e, assim, fomentar o interesse dos mais jovens por este trabalho, não fosse Portugal, culturalmente, um dos países mais ricos do Mundo.

Quero, portanto, desafiar todos os meus amigos e conhecidos a visitar a FIA, de 23 de Junho e a 1 de Julho, entre as 15h00 e as 24h00 na FIL, acompanhados dos vossos familiares e/ou amigos, para que vejam arte ser feita, ao vivo e a cores.

* Presidente da Fundação AIP