A Fundação AIP, através do adjunto do presidente da Fundação AIP, André Magrinho, e das coordenadoras da BTL-Bolsa de Turismo de Lisboa e FIA-Feira Internacional do Artesanato, respetivamente Dália Palma e Marina Calheiros, recebeu, no passado dia 25 de julho, uma delegação do Ministério do Turismo e Artesanato argelino (MTA), liderada pelo chefe de missão Chiki Mohamed Karin, no âmbito de uma viagem de estudo a Portugal, ao abrigo do Programa de Cooperação entre a União Europeia e a Argélia “JIL-SIYAHA”, abrangendo o Ministério do Turismo e Artesanato argelino (MTA).

Composta por cerca de 15 dirigentes do MTA, Gabinete do Ministro, das Direções de Turismo e Artesanato (DTA) e das Câmaras de Artesanato e Ofícios (CAM) de 4 territórios piloto (Djanet, Sétif, Timimoun e Tlemcen), incluindo também a representante da “Unité d`appui technique du programme JIL-SIYAHA”, lliderada por Emamanuelle Afonso,  teve como objetivo conhecer experiências de sucesso em termos de estratégias de turismo sustentável e de inclusão de jovens para se inspirarem nelas e reproduzi-las no seu território, bem como encontrar formas de cooperação neste domínio.

Entre outras aspetos, foram debatidos temas como o Turismo Rural, o Agroturismo, o Oleoturismo, a Rota das Oliveiras, entre outros produtos turísticos regionais, bem como o Turismo de Artesanato & Bem-Estar, entre outros. A diversidade e relevância das iniciativas e experiências da BTL e da FIA nesta matéria, proporcionou um debate muito enriquecedor, o que levou a que os responsáveis da delegação argelina equacionem a possibilidade de participar nas próximas edições destes dois certames.