Realizou-se na Fundação AIP  no dia 30 de junho, um Seminário subordinado ao tema:

Ucrânia, oportunidades de negócio para as empresas portuguesas

Em 1 de Janeiro de 2016 entrou em vigor o Acordo de comércio livre entre a Ucrânia e a União Europeia. Considerado o maior país da Europa e a segunda República de maior poder económico da antiga União Soviética, produzindo na altura cerca de 40% de todo o volume de ferro fundido, minério de ferro, manganésio e carvão, 60% de toda a construção de maquinaria pesada e uma parte considerável do equipamento metalúrgico e energético, produzindo ainda cerca de 50 milhões de toneladas de cereais, que a tornaram conhecida como o “celeiro da Europa”, a Ucrânia possui actualmente um enorme potencial de crescimento em praticamente todos os sectores de actividade económica, num mercado com cerca de 43 milhões de consumidores.

Esta sessão contou com a presença de Sua Excelência a Embaixadora da Ucrânia em Portugal, bem como de oradores que partilharam o seu conhecimento privilegiado sobre o mercado da Ucrânia, a sua economia, as oportunidades de negócio existentes bem como com o testemunho de empresas portuguesas presentes neste País.