A Fundação AIP e a Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa (CCIAP) organizaram no passado dia 22 de Março, o primeiro Meeting Market de 2017, dedicado ao Egipto, numa iniciativa organizada em estreita colaboração com a Embaixada da República Árabe do Egipto em Lisboa.
Com cerca de 88 milhões de habitantes e uma localização geográfica estratégica, o Egipto é dos principais mercados africanos. Com um crescimento médio do PIB de 5% previsto para os próximos anos, decorre neste momento um forte programa de investimento público, destacando-se os cerca de 100 mil milhões de USD destinados a vários mega projectos, em áreas como as infra-estruturas, a habitação, a saúde, a agricultura, ou as energias renováveis, entre outros sectores de actividade de igual importância, existindo, simultaneamente, uma efectiva aposta em atrair investimento directo estrangeiro.
O Egipto é cada vez mais um importante parceiro comercial das empresas portuguesas. Com um crescimento de 11% face a 2015, as vendas de bens portugueses para este País rondaram os 115 milhões de euros no ano de 2016.