ESTREITAR COOPERAÇÃO ECONÓMICA E EMPRESARIAL ENTRE PORTUGAL E A AMÉRICA LATINA EM ACÇÃO É O GRANDE OBJECTIVO.

Lisboa, 27 de Junho de 2016 – Potenciar, através de iniciativas e acções conjuntas, as relações culturais, económicas, empresariais e institucionais entre Portugal e os países latino-americanos é o grande objectivo do protocolo de colaboração que acaba de ser assinado entre a Fundação AIP e a Câmara de Comércio Portugal Atlântico Sul (CCPAS). O acordo agora subscrito estabelece as linhas orientadoras para um conjunto de acções comuns de apoio à internacionalização de empresas portuguesas para os mercados da América Latina. A primeira iniciativa a materializar estas intenções acontece já em Outubro, com a realização de uma missão empresarial ao Chile e à Argentina.

As duas entidades vão procurar mecanismos que permitam impulsionar a cooperação entre as diferentes comunidades empresariais portuguesas e latino-americanas, como sejam, a criação de um sistema de partilha de informação útil e o desenvolvimento de iniciativas e acções conjuntas de interesse mútuo, para dar início a uma cooperação imediata e a fim de reforçarem mecanismos de aproximação eficazes entre Portugal e os países da América Latina.

O envolvimento das PME no âmbito de projectos, iniciativas e acções, visando o acesso aos mercados da América Latina, assume a maior importância no quadro deste protocolo, pelo que a CCPAS e a Fundação AIP, se comprometem a organizar, anualmente, Seminários/workshops com o objectivo de dar a conhecer a realidade de cada um dos países, bem como encontrar oportunidades de negócio e de cooperação.

As duas entidades propõem-se ainda encontrar, conceber, promover e realizar acções e projectos de cooperação conjuntos que poderão assumir diversas formas de intervenção, designadamente assistência técnica, formação profissional, organização de eventos, estudos prospectivos, intercâmbio de informação e documentação, realização de missões empresariais, feiras e outras iniciativas associadas à internacionalização e exportação, relevantes para a dinamização deste protocolo.

Os objectivos deste acordo serão operacionalizados por uma comissão mista composta por um representante de cada uma das entidades signatárias, os quais deverão apresentar anualmente um programa de actividades a desenvolver conjuntamente. No âmbito deste protocolo, que vai vigorar por 3 anos e poderá ser estendido por períodos semelhantes, as duas entidades poderão elaborar protocolos adicionais de colaboração em áreas específicas de interesse comum.

Relações económicas Portugal/América Latina: uma história de sucesso

Os países latino-americanos constituem importantes mercados de diversificação de fluxos de comércio e de investimento para Portugal, razão pela qual se justifica a criação e dinamização de mecanismos de aproximação a nível cultural, político, económico e social, para potenciar as oportunidades que esses mercados configuram. Até agora, Portugal e estes países têm mantido laços de entendimento histórico, cultural e económico que vêm reforçar os acordos de cooperação que assinaram com a União Europeia, permitindo fomentar as relações culturais e desenvolver projectos comerciais comuns. As relações de proximidade cultural e linguística entre Portugal e diversos países da América Latina devem também desempenhar um importante papel instrumental na dinamização de projectos e actividades conjuntas de natureza empresarial e económica.

A CCPAS

A Câmara de Comércio Portugal – Atlântico Sul é uma associação de direito privado portuguesa fundada em Abril de 2015 e tem por missão incrementar o comércio e as relações académicas e culturais entre Portugal e a América Latina. A sua acção desenvolve-se em torno de 4 objectivos fundamentais: (i) estreitar o relacionamento entre entidades empresariais, associações e instituições de ensino portuguesas e latino-americanas, (ii) desenvolver acções de formação e de ensino no campo das relações económicas e políticas internacionais, (iii) apoiar as empresas, associações e instituições de ensino associadas e (iv) prestar um amplo leque de serviços a todas as entidades interessadas pelos vários mercados em que actua.

A Fundação AIP

A Fundação AIP é uma entidade privada sem fins lucrativos que privilegia na sua acção o apoio ao desenvolvimento da actividade empresarial na prossecução da sua missão estatutária de estimular, juntamente com as suas participadas, a produtividade, a inovação, a qualificação, a competitividade e a internacionalização empresarial, dando particular enfase a três projectos estratégicos: (i) Programa Estratégico de Interacção Universidade-Empresa, (ii) Programa Estratégico de Internacionalização Empresarial; e (iii) Programa Estratégico de Modernização Empresarial e Coesão Social.

A Fundação AIP, através da sua participada Lisboa-Feiras, Congressos e Eventos, tem vindo a desenvolver actividades diversas para a promoção das relações económicas com os países da América Latina, nomeadamente através da organização de iniciativas de âmbito empresarial, organização de feiras, missões empresariais e partilha de informação útil relacionada com mercados e economia, favorecendo e promovendo as trocas comerciais e investimentos entre as empresas portuguesas e de países latino-americanos.

Área de Comunicação da FIL
Pedro Bento, Tel: 218921527, Email: filpress@aip.pt ou pbento@aip.pt