de 2 a 5 de maio, na cidade de São Paulo, Brasil – Portugal está, mais uma vez, representado na APAS na sua 32ª edição, reconhecida como a maior feira de cadeias de supermercados mundial. A Fundação AIP, através da FIL e com o apoio do programa Portugal 2020, organiza o Stand de Portugal que conta com a presença de empresas ligadas à comercialização de produtos como azeitonas, azeite, óleos alimentares, atum, vinhos, café, grelhadores e fornos industriais, bolachas e massas.

Esta feira realiza-se no Expo Center Norte – Brasil, na cidade de São Paulo de 2 a 5 de Maio.

A APAS – Feira e Congresso de Gestão Internacional, organizada pela Associação Paulista de Supermercados é, para além de um grande encontro para potenciar o network, parcerias e negócios, uma oportunidade para ver e testar lançamentos de produtos, novidades e a últimas tendências deste enorme mercado.

Esta participação na APAS insere-se no apoio à internacionalização das empresas portuguesas, uma das principais actividades da Fundação AIP, através da organização de feiras e missões empresariais no exterior e da recepção de compradores e missões em território nacional.

Fazem parte desta participação nacional na APAS, empresas como a Azcôa, dedicada á produção de azeite extra virgem, com DOP de Trás-os-Montes e azeites provenientes de agricultura biológica; Azeol, empresa dedicada à comercialização de azeites, óleos vegetais, vinagre e atum e presente nos cinco continentes, em cerca de 40 países; a Bicafé, especializada na arte do café expresso e presente em mais de 20 países; a Gresilva, especializada no fabrico de grelhadores industriais e afins para a indústria da restauração, hotelaria e supermercados, com presença no mercado brasileiro desde 2013; a Porto Union, que representa a marca Dan Cake e que opera na produção e comercialização de azeite, bolachas, biscoitos, tostas, bolos e outros produtos de pastelaria, exportando 75% da sua produção para 71 países; a Winesventures, com uma carteira diversificada no mercado dos vinhos, representando várias Quintas e Casas Vitivinícola; esta participação conta ainda com o apoio e consultoria da Latitude Perfeita, empresa especializada no desenvolvimento de parcerias e respectivos processos, em vários mercados, nomeadamente no Brasil.

A 32ª edição da APAS centra-se no tema Perspectivas e Oportunidades, com o propósito de que as linhas que traçam o empreendedorismo necessitam de um olhar atento ao mercado actual de forma a antecipar os desafios do futuro. Com a nova iniciativa Conexões de Negócios, proporcionada pela ferramenta Match Making, o agendamento das reuniões entre os expositores e os visitantes está a ser mais eficaz na medida em que os expositores conseguem ter uma maior visibilidade junto dos visitantes.

A qualificação permanente, perceber os vários perfis de consumidor e as oscilações do mercado, quais as tendências e promover a responsabilidade social e a sustentabilidade são as principais temáticas abordadas neste encontro de quatro dias que, para além do congresso tem uma área de exposição de 65 mil m2.

Aquela que é considerada a maior feira de supermercados do mundo está a apoiar-se nos mesmos pilares de anos anteriores, são eles feira, congresso e arena do conhecimento. Para além da APAS conseguir reunir expositores e indústrias que mais influenciam o sector, a feira oferece um espaço com palestras de acesso gratuito. A última edição da APAS contou com 74 mil visitantes, 500 oriundos de 56 países, mais de 3 mil congressistas e cerca de 700 expositores, sendo 140 internacionais.