Designação do projecto // LISBOA+INTERNACIONAL

Código do projecto // LISBOA 2020 – 46566

Objectivo principal // O projecto tem como principal objectivo a promoção externa de Lisboa através da organização de actividades com os principais compradores internacionais no sector do turismo e da promoção das instalações no exterior junto dos principais organizadores da Indústria dos Meeting Incentives.

Regiões de intervenção // LISBOA

Entidades beneficiárias // PME da região de Lisboa a actuar no sector do turismo

Data de aprovação // 25-05-2021

Data de início // 28-02-2020

Data de conclusão // 02-10-2022

Custo total elegível // 311.048,55 euros

Apoio financeiro da União Europeia // FEDER – 124.419,42 euros

Actividades e resultados atingidos

Lista de actividades por ordem cronológica

Implementação do Software Ungerboeck – Dezembro 2019

1.Missão Inversa Turismo de lazer + Indústria MICE Março 2020

1.1 – Acções de prospecção e promoção internacional

1.1.1 Turismo de lazer

– FITUR Madrid Janeiro de 2020

– Arabian Travel Market – Abril 2020

– IPW – Maio de 2020

– ABAV – São Paulo – Setembro de 2020

– World Travel Market – Londres – Novembro de 2020

1.1.2 Indústria MICE (Datas previstas)

1.1.2.1 – Feiras

– PCMA Annual Meeting – Convening Leaders – EUA – Janeiro 2020

– M&I Forums – Europe Spring – Irlanda – Abril 2020

– IMEX Frankfurt – Maio 2020

– IMEX América – Setembro 2020

– IBTM World – Barcelona – Novembro 2020

1.1.2.2 Reuniões/Workshops/Conferências

– ICCA Reunião Anual e AG Capítulo Ibérico – Madeira – Abril 2020

– Leading Centres – Paris – Maio 2020

– AIPC – Annual Conference General Assembly – Malásia – Junho 2020

– ICCA – Association Meetings Programme (AMP) – Austria – Junho 2020

– ICCA – Sector Venues European Client/Supplier Business Workshop – França – Junho 2020

– Leading Centres of Europe Committee Annual Meeting – XL – Setembro 2020

– Leading Centres com PCO – Outubro 2020

– ICCA Congresso – China – Novembro 2020

1.2 Actividades de promoção do projecto e respectivas actividades

1.3 Apresentações de mercado

1.4 Selecção dos compradores internacionais previamente identificados

1.6 Registo das empresas portuguesas e dos Buyers convidados na plataforma digital de matchmaking

1.5 Agendamento das reuniões B2B através da plataforma

1.6 Follow-up das empresas presentes no evento

1.7 Disseminação dos resultados da actividade

Missão Inversa Turismo de lazer + Indústria MICE – Março 2021

  1. Acções de prospecção e promoção internacional para captação de compradores internacionais

1.1.1 Turismo de lazer (Datas Previstas)

– FITUR – Madrid – Janeiro de 2021

1.1.2 – Indústria MICE (Datas previstas)

1.1.2.1 – Feiras

– Mobile World Congress – Fevereiro 2021

1.1.2.2 Reuniões/Workshops/Conferências

– PCMA Annual Meeting – Convening Leaders – EUA – Janeiro 2021

1.2 Actividades de promoção do projecto e respectivas actividades

1.3 Apresentações de mercado

1.4 Selecção dos compradores internacionais previamente identificados

1.6 Registo das empresas portuguesas e dos Buyers convidados na plataforma digital de matchmaking

1.5 Agendamento das reuniões B2B através da plataforma

1.6 Follow-up das empresas presentes no evento

1.7 Disseminação dos resultados da actividade

Indicadores de resultado

1.1 – Número de acordos de parceria/colaboração firmados por mercado externo:5

1.2 – Percentagem de PME que utilizaram e consideraram útil a informação disponibilizada no âmbito do projeto face ao público-alvo: 65%

1.3 – Número de artigos gerados pela imprensa dos mercados alvo de promoção internacional integrada da oferta nacional de bens e serviços com referência às mensagens chave da

Campanha: 5

Designação do projecto // Clube Portugal Exportador – um projecto de continuidade

Código do projecto // POCI; LISBOA 2020; CRESCE ALGARVE -02-0752-FEDER-045167

Objectivo principal // O projecto em candidatura visa a promoção da competitividade das empresas, bem com a sua capacitação para se internacionalizarem, designadamente a sua capacidade de resposta e presença activa no mercado global, através do desenvolvimento de um programa estruturado de intervenção nas PME. Deverá finalmente contribuir para um aumento do valor das exportações no volume de negócios das PME. São apoiados investimentos na área da promoção internacional das empresas que pretendam reforçar a sua competitividade e assegurar uma maior orientação do produto interno para a procura externa.

Regiões de intervenção // Portugal Continental

Entidades beneficiárias // Pequenas e Médias Empresas portuguesas

Data de aprovação // 28-01-2020

Data de início // 01-10-2019

Data de conclusão // 31-12-2022

Custo total elegível // 439.460,70 euros

Apoio financeiro da União Europeia // FEDER – 222.333,70 euros

Actividades e resultados atingidos

– Participação em feiras; quer estas já existam e estejam referenciadas como objectivo do cliente, quer quando sejam identificadas oportunidades para a sua realização que reúnam condições de sucesso para a sua organização de raiz com parceiro local; sendo que estas participações serão sempre complementadas, numa óptica de intervenção aprofundada a nível empresarial junto dos mercados-alvo, por encontros empresariais com instituições locais, espaços de conferências e de demonstração, visitas de negócios a projectos de relevo para os sectores em que actuam, não esquecendo também das habituais reuniões B2B com compradores previamente identificados.

Indicadores de resultado

1.1 – Nº de contactos de negócio realizados: Mínimo de 5 contactos com perspectiva de negócio por cada empresa participante em cada acção

1.2 – Número de contactos em que foi realizado o follow-up comercial: Em pelo menos 50% dos contactos realizados, deve ser dado follow-up comercial consistente após a realização da acção (pelo menos durante 3 meses)

1.3 – Geração de negócio: deve resultar pelo menos um contrato de fornecimento no ano seguinte ao da realização da acção; exceptuando os casos em que a abordagem requer uma maior complexidade (i.e., formação de consórcios, candidatura a concursos públicos, etc), fazendo-se nestes casos uma análise qualitativa.

2.1 – Aumento do volume das exportações: Aumento de 5% no total das exportações das empresas participantes

2.2 – Diversificação dos mercados:

– Diversificação de mercados de actuação em 20% das empresas participantes com objectivo de prospecção/entrada

– Aumento do número de clientes / encomendas em pelo menos 40% das empresas participantes com o objectivo de consolidação da sua posição no mercado

Designação do projecto // Clube Portugal Exportador – um projecto de continuidade

Código do projecto // POCI; LISBOA 2020; CRESCE ALGARVE -02-0752-FEDER-038083

Objectivo principal // O projecto em candidatura visa a promoção da competitividade das empresas, bem com a sua capacitação para se internacionalizarem, designadamente a sua capacidade de resposta e presença activa no mercado global, através do desenvolvimento de um programa estruturado de intervenção nas PME. Deverá finalmente contribuir para um aumento do valor das exportações no volume de negócios das PME. São apoiados investimentos na área da promoção internacional das empresas que pretendam reforçar a sua competitividade e assegurar uma maior orientação do produto interno para a procura externa.

Regiões de intervenção // Portugal Continental

Entidades beneficiárias // Pequenas e Médias Empresas portuguesas

Data de aprovação // 25-10-2019

Data de início // 01-11-2018

Data de conclusão // 31-12-2019

Custo total elegível // 312.175,50 euros

Apoio financeiro da União Europeia // FEDER – 127.569,12 euros

Actividades e resultados atingidos

– Participação em feiras; quer estas já existam e estejam referenciadas como objectivo do cliente, quer quando sejam identificadas oportunidades para a sua realização que reúnam condições de sucesso para a sua organização de raiz com parceiro local; sendo que estas participações serão sempre complementadas, numa óptica de intervenção aprofundada a nível empresarial junto dos mercados-alvo, por encontros empresariais com instituições locais, espaços de conferências e de demonstração, visitas de negócios a projectos de relevo para os sectores em que actuam, não esquecendo também das habituais reuniões B2B com compradores previamente identificados. Proporciona-se assim às empresas participantes a identificação de potenciais parceiros para o desenvolvimento de projectos de exportação e/ou investimento, o contacto com as autoridades locais, a recolha de informação local e visitas de prospecção e dando assim a conhecer as regiões envolventes.

– Desenvolvimento de conteúdos de carácter económico e financeiro para a Plataforma Web do Clube Portugal Exportador que está foi desenvolvida no âmbito do projecto conjunto de internacionalização PT2020 nº26537 que visa dar seguimento à política de conhecimento de mercados que tem vindo a ser implementada ao longo dos últimos três anos, de suporte às acções a desenvolver, espelhando ainda as oportunidades identificadas no decorrer de acções já efectuadas, contextualizando os mercados abordados nos respectivos espaços alargados.

Indicadores de resultado

1.1 – Nº de contactos de negócio realizados: Mínimo de 5 contactos com perspectiva de negócio por cada empresa participante em cada acção

1.2 – Número de contactos em que foi realizado o follow-up comercial: Em pelo menos 50% dos contactos realizados, deve ser dado follow-up comercial consistente após a realização da acção (pelo menos durante 3 meses)

1.3 – Geração de negócio: deve resultar pelo menos um contrato de fornecimento no ano seguinte ao da realização da acção; exceptuando os casos em que a abordagem requer uma maior complexidade (i.e., formação de consórcios, candidatura a concursos públicos, etc), fazendo-se nestes casos uma análise qualitativa.

2.1 – Aumento do volume das exportações: Aumento de 5% no total das exportações das empresas participantes

2.2 – Diversificação dos mercados:

– Diversificação de mercados de actuação em 20% das empresas participantes com objectivo de prospecção/entrada

– Aumento do número de clientes / encomendas em pelo menos 40% das empresas participantes com o objectivo de consolidação da sua posição no mercado

Designação do projecto // Clube Portugal Exportador

Código do projecto // POCI|LISBOA 2020|CRESCE ALGARVE -02-0752-FEDER-026537

Objectivo principal // O projecto em candidatura visa a promoção da competitividade das empresas, bem com a sua capacitação para se internacionalizarem, designadamente a sua capacidade de resposta e presença activa no mercado global, através do desenvolvimento de um programa estruturado de intervenção nas PME. Deverá finalmente contribuir para um aumento do valor das exportações no volume de negócios das PME. São apoiados investimentos na área da promoção internacional das empresas que pretendam reforçar a sua competitividade e assegurar uma maior orientação do produto interno para a procura externa.

Regiões de intervenção // Portugal Continental

Entidades beneficiárias // Pequenas e Médias Empresas portuguesas

Data de aprovação // 17-08-2017

Data de início // 02-01-2017

Data de conclusão // 31-12-2018

Custo total elegível // 1.411.402,35€

Apoio financeiro da União Europeia // FEDER – 763.555,35€

Actividades e resultados atingidos

– Participação em feiras; quer estas já existam e estejam referenciadas como objectivo do cliente, quer quando sejam identificadas oportunidades para a sua realização que reúnam condições de sucesso para a sua organização de raiz com parceiro local; sendo que estas participações serão sempre complementadas, numa óptica de intervenção aprofundada a nível empresarial junto dos mercados-alvo, por encontros empresariais com instituições locais, Espaços de Conferências e de demonstração, bem como visitas de negócios a projectos de relevo para os sectores em que actuam.

– Missões de prospecção a mercados identificados como de oportunidade para a entrada das empresas portuguesas, dando-se prioridade à organização de acções de prospecção que dêem seguimento às participações em feiras no exterior, potenciando a entrada das nossas empresas na região de influência do mercado onde as mesmas têm lugar.

Proporciona-se assim às empresas participantes a identificação de potenciais parceiros para o desenvolvimento de projectos de exportação e/ou investimento, o contacto com as autoridades locais, a recolha de informação local e visitas de prospecção e dando assim a conhecer as regiões envolventes

– Elaboração de Estudos de Mercado; dando seguimento à política de conhecimento de mercados que tem vindo a ser implementada ao longo dos últimos três anos, através do desenvolvimento de Estudos de Mercado, de suporte às acções a desenvolver, espelhando ainda as oportunidades identificadas no decorrer

– Desenvolvimento de uma Plafaforma Digital integradora da informação relativa a toda a actividade desenvolvida no âmbito deste projeto e que funcione como elemento de apoio para as empresas no que diz respeito às suas actividades de internacionalização.

O objectivo é que esta Plataforma funcione como um elemento facilitador para as empresas nos seus processos de internacionalização, e ao mesmo tempo permitir uma maior proximidade e envolvimento com a LISBOA-FCE.

Indicadores de resultado

– Aumento do volume das exportações: Aumento de 5% no total das exportações das empresas participantes

– Diversificação de mercados de actuação em 20% das empresas participantes com objectivo de prospecção/entrada

– Aumento do número de clientes / encomendas em pelo menos 40% das empresas participantes com o objectivo de consolidação da sua posição no mercado

Designação do projeto // Clube Portugal Exportador

Código do projeto // POCI-02-0752-FEDER-074

Objetivo principal // O projecto em candidatura visa a promoção da competitividade das empresas, bem com a sua capacitação para se internacionalizarem, designadamente a sua capacidade de resposta e presença activa no mercado global, através do desenvolvimento de um programa estruturado de intervenção nas PME. Deverá finalmente contribuir para um aumento do valor das exportações no volume de negócios das PME. São apoiados investimentos na área da promoção internacional das empresas que pretendam reforçar a sua competitividade e assegurar uma maior orientação do produto interno para a procura externa.

Regiões de intervenção // Norte, Centro e Alentejo

Entidades beneficiárias // Pequenas e Médias Empresas portuguesas

Data de aprovação // 17-04-2015

Data de início //2015-07-01

Data de conclusão //2016-12-31

Custo total elegível //2.029.702,50

Apoio financeiro da União Europeia // FEDER – 1.149.802,50€

Actividades e resultados atingidos

– Participação em feiras; quer estas já existam e estejam referenciadas como objectivo do cliente, quer quando sejam identificadas oportunidades para a sua realização que reúnam condições de sucesso para a sua organização de raiz com parceiro local; sendo que estas participações serão sempre complementadas, numa óptica de intervenção aprofundada a nível empresarial junto dos mercados-alvo, por encontros empresariais com instituições locais, Espaços de Conferências e de demonstração, bem como visitas de negócios a projectos de relevo para os sectores em que actuam.

– Missões de prospecção a mercados identificados como de oportunidade para a entrada das empresas portuguesas, dando-se prioridade à organização de acções de prospecção que dêem seguimento às participações em feiras no exterior, potenciando a entrada das nossas empresas na região de influência do mercado onde as mesmas têm lugar.

Proporciona-se assim às empresas participantes a identificação de potenciais parceiros para o desenvolvimento de projectos de exportação e/ou investimento, o contacto com as autoridades locais, a recolha de informação local e visitas de prospecção e dando assim a conhecer as regiões envolventes

– Elaboração de Estudos de Mercado; dando seguimento à política de conhecimento de mercados que tem vindo a ser implementada ao longo dos últimos três anos, através do desenvolvimento de Estudos de Mercado, de suporte às acções a desenvolver, espelhando ainda as oportunidades identificadas no decorrer

Indicadores de resultado

– Aumento do volume das exportações: Aumento de 5% no total das exportações das empresas participantes

– Diversificação de mercados de actuação em 20% das empresas participantes com objectivo de prospecção/entrada

– Aumento do número de clientes / encomendas em pelo menos 40% das empresas participantes com o objectivo de consolidação da sua posição no mercado