➡ Único evento exclusivamente dedicado à exportação decorre dia 27 de Novembro no CCL
A partir de dia 15 de Outubro já é possível que os visitantes se inscrevam nas diferentes acções do Portugal Exportador, através do site oficial do evento – www.portugalexportador.pt.
Este é o único evento exclusivamente dedicado à exportação em Portugal, dirigido às PME’s que estão a iniciar o seu processo de internacionalização e procuram parceiros e oportunidades de negócio para iniciarem a exportação dos seus produtos e serviços. Como tal, estão reunidos no Portugal Exportador, algumas das principais empresas de transitários, logística, banca, consultoria, entre outros.
Durante um dia completo, o Portugal Exportador possibilita aos visitantes a participação em reuniões B2B e consultoria, cafés temáticos, contactar com web buyers e workshops. Estes últimos, debatem três mercados diferentes – Angola, Espanha, Alemanha – sectores – agro-alimentar, eCommerce, metalomecânica – e temas distintos mas de importância extrema para as PME que pretendem iniciar o seu processo de internacionalização – Passos para a Exportação, Skills para a Exportação, Acordos UE com países terceiros e Reino Unido: Brexit.
Entre os cafés temáticos, conversas mais informais de debate, os visitantes poderão, por exemplo, conhecer as oportunidades de negócio na Ucrânia, do Panamá, na África do Sul, na Polónia, entre outros, ou cafés temáticos mais específicos e dirigidos, como “Como exportar e investir com financiamento das multilaterais”, pela AICEP, “Marketplace B2B das empresas exportadoras Portuguesas para compradores internacionais”, pela BuyingPortugal.pt, ou ainda adquirir mais conhecimentos sobre a parte mais logística, através das “Ferramentas e dicas para o controlo das despesas de viagem”, pela Air Europa, mencionando apenas alguns. Um dos objectivos da aposta da Air Europa no Portugal Exportador foi mesmo essa, segundo o testemunho de Jose Minguez, Country Manager da marca em Portugal: “A Air Europa marcará presença no Portugal Exportador para dar a conhecer o nosso network a nível mundial, e para apresentar as empresas dentro do Holding Globalia, do qual faz parte a Air Europa Cargo”, referiu em entrevista à organização do evento, brevemente disponível no site.
Os visitantes podem ainda agendar reuniões B2B personalizadas de consultoria, com a duração de 15 minutos, com representantes da AICEP, da Argos, da FNWay, da Kopptek, da Mais Incentivo, do Novo Banco e ainda da Rangel.
Pelo segundo ano consecutivo, haverá a possibilidade de os visitantes agendarem reuniões B2B via Skype com web buyers de diferentes países e especialistas em sectores diferentes: por exemplo, no sector agro-alimentar, é possível agendar reunião com buyers do Paquistão, Singapura e México.
Entre os cerca de cem oradores, nacionais e internacionais, que compõem os diferentes painéis, estão Ana Alves, Head of Private Label da Sonae MC, Filipe Simões, co-founder da Frueat, Carla Pereira da DPD, Ricardo José Silva da Rangel, entre outros.