A 3ª Edição da Feira da Diversidade irá realizar-se nos dias 10, 11 e 12 de Outubro de 2019, na FIARTIL – Feira de Artesanato do Estoril, em Cascais.

A Feira da Diversidade é um evento social, componente do “Projeto Diversidade“, produto da CAMPINTEGRA – Associação para o Desenvolvimento Social e Ambiental (IPSS – Instituição Particular de Solidariedade Social), organizado em parceria com a ACÁCIA – Associação para a Cooperação Internacional com África (ONGD – Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento).

Dentro dos objetivos do “Projeto Diversidade” está prevista a organização anual de um evento que promova a Responsabilidade Social das Organizações que, no âmbito do compromisso das Instituições Organizadoras com a Carta Portuguesa para a Diversidade, tem como foco a valorização da diversidade na Comunidade e nas Empresas.

A Feira da Diversidade tem-se caracterizado, também, como um espaço/ momento de interação entre as Organizações Parceiras, nomeadamente, Empresas, Profissionais Autónomos, Instituições da Economia Social e Redes Nacionais de Responsabilidade Social.

O evento proporciona a expressão de projetos nas mais diversas áreas, nomeadamente: responsabilidade social, economia circular, ambiente, ecologia, música, teatro, dança, artesanato, gastronomia, palestras, networking, match entre parceiros, projetos de solidariedade social, saúde e bem-estar, empregabilidade, entre outros.

APOIOS INSTITUCIONAIS

A 3ª Edição da Feira da Diversidade conta com os apoios institucionais da Câmara Municipal de Cascais, da Freguesia de Cascais e Estoril, do Fórum Concelhio para a Promoção da Saúde, da Carta Portuguesa para a Diversidade / Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI) e da Rede RSOPT – Rede Nacional de Responsabilidade Social das Organizações.

CAUSAS SOCIAIS

A comemoração do Dia Internacional da Saúde Mental, no primeiro dia do evento (10 de Outubro) caracterizar-se-á como um contributo para a reflexão das Empresas e da Comunidade sobre este tema, de forma a envolver todos os participantes nesta causa social.

Esta iniciativa enquadra-se nas atividades da CAMPINTEGRA – Associação para o Desenvolvimento Social e Ambiental, entidade organizadora da Feira da Diversidade, uma instituição de referência no âmbito da habilitação e capacitação das pessoas com experiência de doença mental e/ou em situação de desvantagem psicossocial, na criação de oportunidades inclusivas para o exercício autónomo de uma plena cidadania.

As receitas arrecadadas pela Associação CAMPINTEGRA e pela Associação ACÁCIA, com a organização da 3ª Edição da Feira da Diversidade, serão destinadas à recuperação das instalações da Residência de Treino de Autonomia, situada em Cascais, e destinada às pessoas com reduzido ou moderado grau de incapacidade psicossocial resultante de doença mental; e para apoiar projetos sociais em África, nomeadamente para as vítimas do Ciclone Idai.