A agência estatal chinesa SAFEA (State Administration and Foreign Expert Affairs) vai ser recebida pela Associação Portuguesa de Consultores Seniores (APCS) no dia 22 de agosto, às 12 horas, nas instalações da Fundação AIP, na Travessa da Guarda, junto à antiga FIL, no âmbito de uma visita que aquela agência vai efectuar a Portugal.
A APCS assinou, um protocolo de cooperação e entendimento com a agência chinesa SAFEA, em vigor desde 2013, que visa a promoção do apoio técnico e de consultoria a projectos em curso na República Popular da China (RPC) para os quais este país solicita a colaboração internacional. A SAFEA, por sua vez, é responsável pela promoção e coordenação e apoio logístico dos peritos internacionais que participam nestes projectos que abrangem áreas muito diversificadas, da agricultura, indústria, tecnologia, ambiente ou saúde.
Neste encontro com a delegação chinesa estarão presentes a Fundação AIP, CEP/CIP, Museu do Oriente, Instituto Camões e Ordem dos Engenheiros entre outros.

11.30 – Recolha da Delegação da SAFEA (hotel)

12.00 – Encontro na APCS e sessão de boas vindas

• Recepção e pequena apresentação da APCS
    (Direcção da APCS)
  • Breve apresentação do potencial tecnológico da CEP/CIP
    (Gen José Cordeiro)
  • Breve apresentação do I Fórum Económico Portugal-China promovido pela  Fundação AIP e pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Chinesa
    (Dr. Jorge Oliveira)

13:00 – Deslocação para o IUM (antigo IAEM) e almoço

• Palavras de boas vindas pelo Presidente da APCS
    (Dr. Henrique Sobral)
  • Palavras de boas vindas da Fundação AIP
    (Prof. André Magrinho)
  • Breves palavras do Chefe da Delegação Chinesa
    (Mr Sun Zhaohua)
  • Almoço
  • Encerramento

15:30 – Deslocação para o  Museu do Oriente e visita ao Museu (Dr. João Amorim)

16:45 – Final da visita e regresso ao Hotel da Delegação da SAFEA

A delegação chinesa será constituída pelas seguintes entidades: Mr. Sun Zhaohua (Deputy Administrator of SAFEA and head of delegation); Mr. Liu Yuhua (Director General of general administration office of SAFEA); Mr. Yuan Xudong (Director General of Department of Economic and Technological Experts of SAFEA); Mr. Geng Peng (Working staff of Department of Economic and Technological Experts).
A Associação Portuguesa de Consultores Seniores (APCS) é uma organização de utilidade pública, sem fins lucrativos, fundada em 1998 que tem como objectivo colocar as competências dos seus associados ao serviço da comunidade nacional e internacional, fornecendo serviços de consultoria a entidades públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, visando o desenvolvimento económico, cultural e social de regiões, comunidades ou zonas geográficas.
A APCS tem beneficiado do estatuto de Organização não-governamental para o Desenvolvimento (ONG-D) e tem desenvolvido a sua acção em Portugal e no Estrangeiro, nomeadamente em vários países da Europa Central e Oriental, integrados em missões de apoio da União Europeia – Federação Russa, Usbequistão, Mongólia, Cazaquistão, Carélia, Moldávia.
A APCS está filiada nas seguintes organizações: Associação Industrial Portuguesa (AIP), Câmara do Comércio e Indústria, CESES (Confederation of European Senior Expert Services) e Plataforma Portuguesa das ONGD.
Na promoção da sua actividade a APCS contacta regularmente a Fundação AIP, a Confederação Empresarial de Portugal (CEP)/Confederação da Indústria Portuguesa (CIP), o Instituto Camões, as Ordens dos Engenheiros e dos Economistas e procura envolver a Ordem dos Médicos e dos Enfermeiros e as Universidades bem como instituições de outros sectores de actividade compatíveis com a natureza dos projectos propostos.

Para mais informações contacte:

Jorge Ferreira
email: ferreira.jmva@gmail.com