A Fundação AIP continua a apostar no apoio à internacionalização das PME portuguesas. Nos dias 27 e 28 de fevereiro, a Fundação AIP e seis startups portuguesas – ErisingPortugal BugsWatt-ISBloqitBandora e Fractal Mind – estarão em Milão, no Centro de Congressos da cidade, no CONNEXT 2020, no âmbito da acção MED BUSINESS DAYS do projeto EBSOMED, financiado pela UE.

CONNEXT é um evento de networking de excelência que aborda temas como energias renováveis, indústria agroalimentar, TIC’s e infraestruturas possibilitando a participação em conferências, debates e reuniões B2B.

  • A Erising (Efficiencyrising, Lda) é uma empresa fundada por dois engenheiros mecânicos formados no Instituto Superior Técnico. A Erising visa promover o talento e valor dos clientes, ao procurar os desperdícios e ineficiências e transformá-las em oportunidades de melhoria.
  • A Portugal Bugs tem como objetivo destacar-se pela produção e transformação de insetos, e desta forma desenvolver formulações de produtos alimentares que utilizavam farinha de inseto na sua génese. A Portugal Bugs tem, desde 2018, a sua unidade piloto de criação de insetos.

  • A Bandora é uma plataforma de IA que combina os dados gerados num edifício, com o objetivo de alcançar até 40% de poupança de energia.
  • A Watt-IS é uma empresa portuguesa focada na promoção da eficiência energética em residências e pequenas e médias empresas (PMEs) através do desenvolvimento de um mecanismo de análise de dados inteligente que interpreta os dados de medição e gera automaticamente energia sob medidas de eficiência para cada perfil de consumo específico.

Bloqit é uma rede de cacifos que funciona em contexto urbano com uma chave tecnológica. Estão colocados em locais estratégicos das cidades, festivais, centros comerciais, etc. Para utilizar basta instalar a app Bloqit e requisitar um cacifo.

  • A Fractal Mind recria e inova os processos empresariais através da Gamification. Desde Alternate Reality Games a Augumented Reality, passando pelo design tradicional de jogos de cartas e tabuleiro até às aplicações de dispositivos móveis e a…o social gaming, o “designer social” Rui Cordeiro foi alargando a sua experiência profissional e intensificando a sua ética, o seu papel e a sua responsabilidade social, vindo a criar a empresa Fractal Mind, um instrumento que permite, sempre centrada no utilizador, reinventar ou desenvolver as metodologias nas mais diversas áreas empresariais, desde forças de vendas à fidelização de clientes por via das dinâmicas de gamificação.