banner_angola_site

Nota Biográfica

Manuel José Alves Da Rocha

Manuel José ALVES DA ROCHA, angolano (natural de Malange), em 69 anos de idade. É economista de formação, com pós-graduações em França nos domínios de modelos económicos e práticas económicas restritivas, tem uma vasta e diferenciada actividade de investigação e consultoria económica e institucional, bem como de docência universitária em Angola e Portugal.

Dirige presentemente o Centro de Estudos e Investigação Científica (CEIC) da Universidade Católica de Angola, criado em 2002, pioneiro em Angola no domínio da investigação em ciências humanas. O CEIC produz diversos relatórios periódicos, dos quais se destaca o Relatório Económico de Angola (anual).

Alves da Rocha colaborou com o Banco Mundial, o Banco Europeu de Investimento, Organização Internacional do Trabalho e o CNUCED. Foi consultor técnico principal de diferentes organismos do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) durante 10 anos e, entre 2001 e 2008, trabalhou com a Comissão Europeia em Angola.

Entre os seus trabalhos de investigação sobre a realidade económica e social de Angola e África em geral, contam-se:

• As Mudanças Estruturais para o Desenvolvimento, publicado sob o título genérico “Política Económica de Transição em Angola”, PREGE/Ministério do Planeamento, 1996;
  • Questões Actuais e Fundamentais da Economia Angolana, Policopiado, Ministério do Planeamento, 1995;
  • Economia e Sociedade em Angola, LAC, 1997 (Patrocínio da Associação Industrial de Angola);
  • Angola: Estabilização, Reformas e Desenvolvimento, LAC, 1998 (Patrocínio do Ministério do Planeamento)
  • Por Onde Vai a Economia Angolana? LAC-Executive Center, 2000 (Patrocínio da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, FLAD);
  • Os Limites do Crescimento Económico em Angola – As fronteiras entre o possível e o desejável, LAC-Executive Center, 2001 (Patrocínio da Fundação Friedrich Ebert, FES);
  • Opiniões e Reflexões – Colectânea de artigos, conferências e palestras sobre Angola, África e o Mundo, Universidade Católica de Angola, Centro de Estudos e Investigação Científica, 2004 (Patrocínio do Banco Nacional de Angola);
  • Finanças Públicas, Universidade Católica de Angola, Centro de Estudos e Investigação Científica, 2006 (Patrocínio do Ministério das Finanças);
  • Introdução à Economia Internacional e Integração Regional, Universidade Católica de Angola, Centro de Estudos e Investigação Científica, 2008 (Patrocínio da Open Society);
  • Finanças Públicas, 2ª edição, Universidade Católica de Angola, Centro de Estudos e Investigação Científica, Março de 2009 (Patrocínio do Ministério das Finanças);
  • Economia e Sociedade em Angola, 2ª edição, Editorial N’Zila, 2009;
  • Os Limites do Crescimento Económico – As fronteiras entre o possível e o desejável, 2ª edição, Editorial N’Zila, Novembro de 2009;
  • As Desigualdades e Assimetrias Regionais em Angola – Os factores da competitividade provincial, Universidade Católica de Angola, Centro de Estudos e Investigação Científica, Setembro de 2010, Patrocínio da Open Society;
  • Alguns Temas Estruturantes da Economia Angolana, Editora Kilombelombe, 2011;
  • Angola: Estabilização, Reformas e Desenvolvimento, 2ª edição, Editora Mayamba, 2011;
  • Por Onde Vai a Economia Angolana?, 2ª edição, Editora Mayamba, 2011;
  • Os Grandes Desafios da Economia Angolana até 2017, opúsculo/working paper, CEIC/UCAN, Setembro de 2012;
  • As Transformações Económicas Estruturais da África Subsariana (2002-2010), Editora Mayamba, Setembro de 2013;
  • Salários, Distribuição do Rendimento e Crescimento Equitativo, Editora Mayamba, 2014;
  • Estudos sobre a Diversificação da Economia Angolana (com Regina Santos, Francisco Miguel Paulo, Luís Bonfim, Ivar Kolstad e Arne Wiig), Angola Catholic University Press, 2016;

Alves da Rocha articipou em 14 colectâneas de textos de vários autores angolanos e estrangeiros. Destaque para as publicações da Casa de Angola em Paris, A Economia dos PALOP (coordenação de João Mosca), Economia Política e Desenvolvimento em Angola (Editores Justino Pinto de Andrade e Nuno Vidal da Universidade de Coimbra), que foi lançada em Luanda, Lisboa e Bruxelas em 2011, Fuga de Capitais e a Política de Desenvolvimento a Favor dos Mais Pobres em Angola (Junho de 2013) e Corrupção, Democracia e Desenvolvimento Sustentável (Outubro de 2014).

A linha de investigação que tem sido adoptada em todas estas obras privilegia a compreensão das razões profundas para os insucessos da política económica, quer em Angola, quer em África.

A sua intervenção social tem-se, também, traduzido na apresentação de muitas conferências e palestras em Angola e no estrangeiro (cerca de 12 por ano, em média) e em numerosos artigos em revistas científicas de índole económica e social (em colaboração com o Christien Michelsen Institute), bem como na publicação de artigos de opinião em revistas nacionais e estrangeiras sobre a temática económica e social angolana e africana.

Mantém desde 2009 uma coluna de opinião quinzenal no Semanário Expansão (de índole económica) e desde a sua fundação também uma coluna de opinião bimestral na Revista África 21.

É membro da Academia de Ciências de Lisboa (Académico Correspondente), da Sociedade de Geografia de Lisboa, do Senado da Universidade Católica de Angola, da Ordem dos Economistas Portugueses, da Associação Angolana de Economistas, da Canadian Association of African Studies (desde 1998), do Centro de Estudos Africanos do ISCTE (Portugal), do Centro de Estudos Sociais e Desenvolvimento, do Centro de Estudos Estratégicos de Angola e do Centro de Estudos e Investigação Científica da Universidade Católica de Angola.

É Professor Titular da Universidade Católica de Angola, onde é regente e lecciona as disciplinas de Finanças Públicas e Teoria da Integração Económica na Faculdade de Economia e Gestão. Exerceu funções de docência universitária na Faculdade de Economia da Universidade de Angola entre 1972 e 1977 e no Departamento de Economia da Universidade de Évora (Portugal) entre 1979 e 1989.