Nota Biográfica
Manuel Calheiros de Azevedo (1961- )
Manuel Calheiros de Azevedo nasceu em 1961 na Figueira da Foz e vive actualmente entre Lisboa e Malabo na Guiné Equatorial.
Frequentou o Liceu Pedro Nunes e completou o SMO em Santa Margarida com um Louvor tendo como seu comandante o Major Salgueiro Maia, de quem usa como referência na sua vida.
Começa a sua vida empresarial em 1985 na área dos materiais de construção e decoração com lojas em Aveiro, Lisboa, Porto e Funchal. No seguimento dessa área de trabalho entra na Sociedade Arquitraço projectos de Arquitectura, Fiscalização de Obras.
No desenvolvimento e seguimento da actividade empresarial começou um projecto ligado à área imobiliária, transformação e comercialização de pedra, construção civil e restauração.
Em 2007 começa a sua actividade ligada a um Banco sediado em Cabo Verde, BFI, com quem estabelece um acordo para a procura de novos mercados para os clientes do banco. A partir de 2008 fixa a residência em Malabo, Guiné Equatorial para a instalação de empresas portuguesas ligadas à construção de estradas e pontes, área das energias renováveis, IT e projectos e fiscalização de obras. Tendo concretizado vários contratos nessas áreas.
Em 2009 é convidado pelo Dr. Luis Amado para ser o Cônsul Honorário de Portugal em Malabo, convite aceite e confirmado depois em Diário da República pelo Dr. Rui Machete. Desde 2009 até aos dias de hoje tem ajudado algumas empresas portuguesas a instalarem-se na Guiné Equatorial assim como estreitar as relações entre Portugal e a Guiné Equatorial.