Moçambique, entre a crise financeira e uma nova economia?

Nota Biográfica


JOÃO MOSCA, moçambicano, 64 anos

Economista com doutoramento em economia agrária e sociologia rural na Universidade de Córdoba, Espanha (1993). Pós-doutoramento na área do desenvolvimento regional (1988) e Agregação (2001) na Universidade Técnica de Lisboa. Professor Catedrático desde 2005.

Entre 1976 e 1987 exerceu funções diretivas e técnicas em organismos centrais e locais do Ministério da Agricultura moçambicano e em empresas estatais. É docente e investigador desde 1987 nas áreas do desenvolvimento económico e regional, economia agrária e sociologia rural.

Possui mais de 200 trabalhos publicados em vários países e línguas entre livros, artigos em revistas científicas, capítulos de livros, revistas e jornais de opinião nas áreas de formação. Possui 27 livros publicados individual ou em co-autoria. Possui obras em 5 línguas e publicações em oito países. É convidado para lecionar em mestrados e doutoramentos em várias universidades, orientar teses e como palestrante em conferencias internacionais e em alguns países.

Atualmente é Director Científico da Escola Superior e de Altos Estudos e Negócios e docente da Universidades Politécnica. É director e pesquisador do Observatório do Meio Rural. É pesquisador convidado do Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina da Universidade de Lisboa.

Esporadicamente realiza consultorias nacionais e internacionais, desde que os temas estejam relacionados com o interesse profissional.

 

Concilia a sua actividade profissional com um intenso activismo de cidadania, conquista  de espaços de liberdade, em defesa dos direitos e de valores da ética, transparência, democracia e justiça.