cverde

Nota Biográfica

JOÃO ESTÊVÃO

Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa (1977) e Doutor em Economia pela mesma Universidade (1990).

Professor do Instituto Superior de Economia e Gestão da actual Universidade de Lisboa, membro da Coordenação Científica e Pedagógica do Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional e investigador do Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina (CEsA), da mesma Universidade, onde tem trabalhado nas áreas da Economia do Desenvolvimento, Economia Institucional, História Económica e Social e Economia dos Pequenos Países Insulares.

As suas publicações incidem principalmente sobre Cabo Verde (domínios da história, economia, moeda e desenvolvimento económico), história económica e monetária e sobre temas, teóricos e aplicados, do desenvolvimento económico. Tem vários trabalhos publicados em livros e artigos de revistas científicas, comunicações em reuniões científicas, conferências, seminários e palestras, bem como colaboração variada na imprensa cabo-verdiana e portuguesa.

No quadro do CEsA, para além da investigação pessoal e em projectos colectivos, tem desenvolvido actividades de consultoria e avaliação de projectos de desenvolvimento, nomeadamente, no quadro dos países africanos de língua portuguesa.

Dos trabalhos mais recentes sobre Cabo Verde, contam as seguintes publicações:

• Estêvão, João. “Os Percursos da Integração Económica Internacional e os Dilemas da Política Externa Cabo-Verdiana”. In: Delgado, José Pina; Varela, Odair Barros e Costa, Suzano (Orgs.). As Relações Externas de Cabo Verde. (Re)Leituras Contemporâneas. Praia, Edições ISCJS, 2014, pp. 321-346.
  • Estêvão, João e Évora, Iolanda (organização). Trabalho, Sociabilidade e Geração de Rendimento no Espaço Lusófono. Coimbra, Almedina, 2014.
  • Estêvão, João. “Cabo Verde entre a Integração Económica Internacional e a Integração Regional: Dilemas e Contradições”. In: Sarmento, Cristina Montalvão e Costa, Suzano (Orgs.), Entre África e a Europa: Nação, Estado e Democracia em Cabo Verde. Coimbra, Almedina, 2013, pp. 671-706.
  • Estêvão, João. “Remittances, Welfare Solidarity and Monetarisation: The Interaction between Personal and Economic Relations in Cape Verde during the Colonial Period”. Portuguese Literary & Cultural Studies, 23/24, 2012, pp. 83-101.