TOMADA DE POSIÇÃO: 

A Fundação AIP congratula-se e felicita calorosamente o Engº António Guterres pela sua eleição para Secretário-Geral das Nações Unidas, desejando-lhe o maior sucesso no desempenho das suas novas e estimulantes funções, que seguramente muito contribuirão para o prestígio internacional de Portugal.

Os seus valores, a sua experiência, a sua competência e o profundo conhecimento que tem do mundo em que vivemos e das relações internacionais, são qualidades que foram justamente reconhecidas e evidenciadas nos vários momentos deste processo de maior transparência e abertura que conduziu à sua eleição.

O Engº António Guterres é, pois, o homem certo, no lugar certo, no tempo certo. A legitimidade acrescida que este novo método lhe confere a par das suas capacidades permitir-lhe-ão certamente deixar uma marca impressiva na ONU, em particular na condução dos complexos e difíceis dossiês que vai ter em mãos, num tempo de grande imprevisibilidade na ordem internacional.

A Fundação AIP terá naturalmente toda a disponibilidade e interesse em colaborar com o Engº António Guterres e a Organização a que vai presidir, no que estiver ao seu alcance, tal como no exercício de anteriores funções com quem sempre desenvolveu relações estreitas.

Ainda manifestar uma palavra de reconhecimento pelo importante papel político-diplomático desempenhado pela diplomacia portuguesa e pelos vários órgãos de soberania envolvidos em todo este processo.

O Presidente da Fundação AIP

Jorge Rocha de Matos