Foi assinado dia 23 de Outubro um protocolo de colaboração entre a Fundação AIP e a AERLIS, pelos seus presidentes Jorge Rocha de Matos e António Ferreira de Carvalho, respectivamente, durante o evento Portugal Exportador que teve lugar no CCL – Centro Cultural de Lisboa.

O Portugal Exportador, maior fórum nacional de apoio à internacionalização, que tem como objectivo único alargar horizontes às empresas nacionais, de forma a potenciar melhores negócios no mundo global, é o evento que dá aos visitantes a oportunidade de aceder a novos mercados, participando em workshops, cafés temáticos, consultoria internacional, com empresas e entidades presentes, de modo a perceber os passos a tomar para que as empresa iniciem ou alarguem os seus processos de internacionalização.

O objectivo da assinatura deste protocolo de colaboração visa estabelecer uma cooperação de modo a potenciarem, por via de iniciativas e acções conjuntas, o acesso aos mercados no quadro da internacionalização das empresas portuguesas, em particular as PME. O envolvimento da participação destas duas entidades, permitirá alargar o espaço de iniciativas e acções, em particular feiras, congressos, missões empresariais e outras iniciativas orientadas para a internacionalização.

Este foi o momento certo para as duas entidades unirem esforços, pois esta 11ª edição do Portugal Exportador marca o calendário das empresas que pretendem actualizar e reforçar as suas competências de forma a potenciar a internacionalização dos seus negócios e a diversificação de mercados, e daquelas que pretendem iniciar-se na exportação dos seus produtos ou serviços.

A AERLIS tem como espaços de intervenção 16 conselhos do distrito de Lisboa: Alenquer, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Cadaval, Cascais, Lisboa, Loures, Lourinhã, Mafra, Odivelas, Oeiras, Sintra, Sobral de Monte agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira. Todos estes espaços desenvolvem-se em seis eixos principais: informação, formação, serviços, internacionalização, promoção do desenvolvimento regional integrado e representação dos interesses dos associados da AERLIS.

As acções vão basear-se em encontrar, conceber e realizar projectos que poderão assumir várias formas de intervenção como assistência técnica, organização de eventos, estudos prospectivos, e toda a parte logística que está envolvida na realização de um projecto.

Toda esta dinamização do acesso aos mercados e o desenvolvimento e modernização empresariais irão beneficiar com a criação dos espaços de cooperação estratégica entre a comunidade empresarial, os centros de saber como as universidades e o governo e as duas instituições autónomas.