Pelo Presidente da Fundação AIP,  Jorge Rocha de Matos:

A Fundação AIP organizou, este ano, a 20ª edição da Tektónica – Feira Internacional de Construção e Obras Públicas, num momento de confiança no sector, que nos permite pensar num futuro mais promissor, mais exigente no nosso trabalho, mas também mais receptivo ao desenvolvimento de novos conceitos de negócios, de novos materiais, de novos formatos de encontros empresariais e de novos mercados externos.

A 20ª edição da Tektónica simbolizou o crescimento, a inovação e a ambição para os nossos projectos de construção, quer em Portugal, quer no mercado externo, só possível pela grande união que existiu entre as empresas, as associações, as entidades sócio-profissionais, a Administração pública e o Governo, que em conjunto mostraram uma forte resiliência durante a crise económica.

Esta edição foi marcada pelo crescimento e pela inovação. Cresceu 20% em relação à edição de 2017, o que mostra a confiança que as empresas e os nossos parceiros depositam no nosso evento, apresentando um vasto programa de conferências, programas B2B, Hosted Buyers e, inclusive, uma aplicação para que todos os visitantes, de uma forma fácil e rápida, tivessem informação sobre as empresas expositoras e o respectivo sector.

Durante os quatro dias do evento, 30.656 visitantes encheram os pavilhões da feira, mil dos quais vindos do estrangeiro, consolidando a Tektónica como uma feira que demonstra a qualidade dos produtos e projectos nacionais, e ajuda a consolidar o crescimento da actividade da construção no País, que segundo o INE registou um aumento do investimento na construção de 9,2%, em 2017.

A Tektónica é também uma plataforma das empresas portuguesas do sector para o Mundo. A Fundação AIP, através da Tektónica, dinamiza a internacionalização das empresas nacionais, e ainda este ano organizaremos o pavilhão de Portugal na Facim/Tektónica Moçambique, na Expocamacol, em Medellín, na Colômbia, e no SIB, em Casablanca, Marrocos. São, pois, oportunidades para fazer crescer os negócios das nossas empresas, nas quais a Fundação AIP está fortemente empenhada.

Quero dirigir, igualmente, uma palavra de agradecimento às empresas expositoras na Tektónica 2018 porque são elas a razão de ser deste evento, são elas que corporizam e dinamizam o tecido económico português e o crescimento da economia, são elas que criam riqueza, inovação e geram emprego, são elas que nos dão a oportunidade de mostrar tudo aquilo que de bom se faz no sector em Portugal.

Por último, permitam-me anunciar que a 21ª edição da Tektónica realizar-se-á de 8 a 11 de Maio do próximo ano, esperando-se um contínuo e próspero desenvolvimento deste sector.