No âmbito da entrega de Prémios da 21ª Edição do SIL, que decorreu no dia 3 de Outubro na FIL, o Presidente da Fundação AIP, Jorge Rocha de Matos, enalteceu o crescimento do Salão Imobiliário de Portugal de um para dois pavilhões – o dobro da área em relação a 2017 – e as vantagens que este evento tem para o sector, não só a nível nacional mas também internacional.

Aqui replicamos na íntegra as declarações do Presidente da Fundação AIP:

“Senhora Secretária de Estado da Habitação, Arq. Ana Pinho, também em representação de S.E., o Ministro do Ambiente,

Senhor Vice-Presidente, do Governo Regional da Madeira, Dr. Pedro Calado (Região Convidada),

Presidente da Câmara Municipal do Seixal – Eng. Joaquim Santos (Cidade Convidada),

Bastonário da Ordem dos Engenheiros – Eng. Carlos Mineiro Aires,

Presidente da APEMIP – Dr. Luís Lima,

Excelências, Senhoras e Senhores,

A Fundação AIP, em co-organização com a Câmara Municipal de Lisboa, organiza a 21ª Edição do SIL – Salão Imobiliário de Portugal que se afirma cada vez mais como o certame líder do sector do imobiliário em Portugal, tendo nesta edição atingindo uma dimensão e notoriedade equiparada às grandes feiras Europeias.

É um ponto de encontro de excelência para investidores, empresários, técnicos, agentes do sector, organismos públicos e visitantes com potencialidades de aquisição.

Além disso, o evento possibilita o apoio às empresas do sector, criando oportunidades de negócio no mercado nacional e promovendo a sua internacionalização, bem como o debate sobre temas prementes para o sector do imobiliário.

Este 21º Salão Imobiliário de Portugal vai ao encontro das nossas melhores expectativas, passando a ocupar dois pavilhões e registando mais de 350 empresas expositoras.

É uma vez mais um sinal claro de que estamos perante um evento de referência e em contínua ascensão, que acompanha o crescimento do sector e que tem como objetivo, num futuro breve, posicionar-se no 1º lugar do ranking ibérico.

A edição de 2018 do SIL, está marcada por um vasto conjunto de novidades, que fazem deste Salão a melhor edição dos últimos anos.

O “SIL Luxury” dando resposta ao forte crescimento do mercado imobiliário de Luxo em Portugal, o “SIL Cidades”, dando palco aos grandes projectos integrados de cidades e regiões, o primeiro “SIL – I Choose Portugal”, evento mediático para residentes estrangeiros em Portugal e ainda a 1ª edição do “Sil Investment Pro”, ponto de encontro de investidores e promotores nacionais e estrangeiros. Estes são apenas alguns dos principais desafios que em conjunto ganharemos.

Por outro lado, a aposta na internacionalização do SIL, com presenças em Xangai, Paris e Newark, permitiu a promoção da excelência do Imobiliário português e a forte captação de investimento estrangeiro.

Esta estratégia e crescimento notável que o SIL atravessa é fruto de um esforço intenso do Conselho Estratégico, aos quais deixo, desde já, a todos e em particular ao seu Presidente Luís Lima, o meu sincero agradecimento.

Permitam-me também em corolário, uma palavra de agradecimento com muito orgulho para a  equipa executiva do SIL. Foram inexcedíveis.

Como não poderia deixar de salientar, este sucesso será fundamentalmente o sucesso dos expositores presentes que, através do crescente empenho e da sua participação, fazem do SIL um evento ímpar no nosso país!

De novo a Fundação AIP agradece o envolvimento de todos, fazendo votos de excelentes negócios para todos os participantes do Salão Imobiliário de Portugal!

Muito obrigado

Jorge Rocha de Matos”