Pelo Presidente da Fundação AIP, Comendador Jorge Rocha de Matos:

Ao tomar conhecimento do falecimento do Prof. Doutor Raúl Rosado Fernandes, em nome do Conselho de Administração da Fundação AIP, a que presido, apresento os meus votos de grande pesar e as sentidas condolências à sua família, neste momento de profunda tristeza.

O Prof. Doutor Raúl Rosado Fernandes é, sem dúvida, um exemplo a preservar na memória de todos os Portugueses como um cidadão exemplar, erudito professor, ilustre político e líder associativo, mas sobretudo de um homem de bem, com uma personalidade firme e justa, com apego imenso às nobres causas que defendeu ao longo da sua vida, que soube granjear o apreço, a simpatia e o respeito de todos que com ele tiveram o privilégio de trabalhar e conviver, como foi o meu caso.

Foi sempre um homem profundamente independente, frontal e vertical, com um percurso profissional, associativo e político ímpar e multifacetado, que as suas funções como professor, reitor, deputado na Assembleia da República, deputado europeu e fundador da CAP – Confederação da Agricultura Portuguesa, para somente citar as mais importantes, lhe valeram o reconhecimento do País com a atribuição da Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, em 1997, e a Grã-Cruz de Mérito Agrícola, em 2001, exaltando o elevado mérito da sua grande obra de vida.

O falecimento do Prof. Doutor Raúl Rosado Fernandes significa, pois, uma enorme perda para Portugal e para os Portugueses que o preservarão na sua memória.