Designação do projeto // Clube Portugal Exportador

Código do projeto // POCI-02-0752-FEDER-026537

Objetivo principal // O projecto em candidatura visa a promoção da competitividade das empresas, bem com a sua capacitação para se internacionalizarem, designadamente a sua capacidade de resposta e presença activa no mercado global, através do desenvolvimento de um programa estruturado de intervenção nas PME. Deverá finalmente contribuir para um aumento do valor das exportações no volume de negócios das PME. São apoiados investimentos na área da promoção internacional das empresas que pretendam reforçar a sua competitividade e assegurar uma maior orientação do produto interno para a procura externa.

Regiões de intervenção // Portugal Continental

Entidades beneficiárias // Pequenas e Médias Empresas portuguesas

Data de aprovação // 17-08-2017

Data de início // 02-01-2017

Data de conclusão // 31-12-2018

Custo total elegível // 1.411.402,35€

Apoio financeiro da União Europeia // FEDER – 763.555,35€

Atividades e resultados atingidos

– Participação em feiras; quer estas já existam e estejam referenciadas como objectivo do cliente, quer quando sejam identificadas oportunidades para a sua realização que reúnam condições de sucesso para a sua organização de raiz com parceiro local; sendo que estas participações serão sempre complementadas, numa óptica de intervenção aprofundada a nível empresarial junto dos mercados-alvo, por encontros empresariais com instituições locais, Espaços de Conferências e de demonstração, bem como visitas de negócios a projectos de relevo para os sectores em que actuam.

– Missões de prospecção a mercados identificados como de oportunidade para a entrada das empresas portuguesas, dando-se prioridade à organização de acções de prospecção que dêem seguimento às participações em feiras no exterior, potenciando a entrada das nossas empresas na região de influência do mercado onde as mesmas têm lugar.

Proporciona-se assim às empresas participantes a identificação de potenciais parceiros para o desenvolvimento de projectos de exportação e/ou investimento, o contacto com as autoridades locais, a recolha de informação local e visitas de prospecção e dando assim a conhecer as regiões envolventes

– Elaboração de Estudos de Mercado; dando seguimento à política de conhecimento de mercados que tem vindo a ser implementada ao longo dos últimos três anos, através do desenvolvimento de Estudos de Mercado, de suporte às acções a desenvolver, espelhando ainda as oportunidades identificadas no decorrer

– Desenvolvimento de uma Plafaforma Digital integradora da informação relativa a toda a actividade desenvolvida no âmbito deste projeto e que funcione como elemento de apoio para as empresas no que diz respeito às suas actividades de internacionalização.

O objectivo é que esta Plataforma funcione como um elemento facilitador para as empresas nos seus processos de internacionalização, e ao mesmo tempo permitir uma maior proximidade e envolvimento com a LISBOA-FCE.

 

Indicadores de resultado

– Aumento do volume das exportações: Aumento de 5% no total das exportações das empresas participantes

– Diversificação de mercados de actuação em 20% das empresas participantes com objectivo de prospecção/entrada

– Aumento do número de clientes / encomendas em pelo menos 40% das empresas participantes com o objectivo de consolidação da sua posição no mercado