Fazer de Portugal um país de referência internacional no debate e na ação sobre o oceano, é o desígnio nacional subjacente à Blue WeeK , uma iniciativa que vai decorrer em Portugal de 4 a 6 de Junho de 2015 e que a Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas e o presidente da Fundação AIP, Jorge Rocha de Matos, apresentaram publicamente no passado dia 16 de janeiro.

O presidente da Fundação AIP enfatizou também a importância de transformar este desígnio num espaço de oportunidades e numa proposta de valor para as diferentes partes interessadas na realização deste grande evento internacional. Para isso, acrescentou, que é fundamental afirmar um espaço de cooperação estratégica entre a comunidade empresarial, os centros de saber (universidades, centros tecnológicos, …), o Governo e as suas instituições autonónomas e outras partes interessadas da sociedade civil.

Uma “Cimeira política dos ministros mar”, uma “Conferência Internacional da revista The economist, e o “Blue Business Forum”, da responsabilidade da Fundação AIP, composto por uma ”Exposição Cientifica e Empresarial” e “seminários e Conferências Especializadas”, constituem os principais eventos que se propoem colocar portugal na rota da economia do mar a nível internacional.

A apresentação pública da Business Week contou ainda com a participação do Comissário Europeu da Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, que enfatizou a importância que a União Europeia atribui à I&D no domínio da economia azul.

» Apresentação Blue Business Week

» Intervenção da Senhora Ministra da Agricultura e do Mar