Pedrogão Grande, recebe amanhã 4 toneladas de materiais e equipamento novos, numa parceria entre a Partagence e a Fundação AIP

É já amanhã, sábado, pelas 9h00, que o segundo camião, com mais quatro toneladas de produtos e equipamentos de mobiliário e de conforto e utilidade prioritária novos, chega à plataforma logística de Pedrogão Grande, da empresa de construção “João Antunes”, para acudir às populações mais afectadas pêlos incêndios que desde Junho têm afectado uma grande área do País. Esta é uma resposta pós-urgência que a Fundação AIP tem dado todo o apoio na interacção que a Organização Não Governamental (ONG) francesa Partagence está a desenvolver, desde Junho passado, em Portugal, em parceria com a Fundação AIP.

Entre colchões, camas, sofás, cadeiras, mesas, cómodas, estantes, num total de 174 peças e mais de quatro toneladas, chegam amanhã a Pedrogão Grande, para serem distribuídos assim que as casas ficam recuperas, nos locais já identificados pela Partagence, ao longo de quatro meses de trabalho com Câmaras Municipais e outras entidades das zonas mais atingidas.

“Só num trabalho organizado e de várias equipas se consegue desenvolver uma intervenção com esta envergadura”

“A Fundação AIP não poderia ficar indiferente aos trágicos acontecimentos que têm ocorrido um pouco por todo o País, em circunstâncias consideradas de catástrofe para pessoas e empresas, tendo de imediato empenhando esforços no sentido de providenciar apoio logístico às populações mais afectadas”, refere Jorge Rocha de Matos, presidente da Fundação AIP. Rocha de Matos conclui que “no seu trabalho diário com empresas e entidades nacionais e estrangeiras, através das feiras e eventos que a FIL desenvolve em vários sectores da nossa economia, muitos deles fundamentais no apoio a este tipo de ocorrências, foi com um sentimento de missão que se associou à Partagence, num protocolo assinado em Julho com a única Organização Não Governamental humanitária francesa especializada na resposta pós-urgência a catástrofes naturais. Este protocolo foi extensível também à Rede Nacional de Responsabilidade Social das Organizações- REDE RSO pt. Só em trabalho de equipa, e com várias organizações, se consegue desenvolver com rigor, eficácia e rapidez uma intervenção com esta envergadura”.

Cerca de 300 mil euros em 150 toneladas de produtos e equipamentos pós-urgência começam a chegar a Portugal em 10 camiões

O primeiro de 10 camiões com material destinado às regiões mais afectadas e já identificadas pela Partagence, chegou à Mealhada no passado dia 13 de Outubro. Produtos e equipamentos, materiais de construção, mobiliário, produtos de conforto e equipamentos novos, avaliados no seu conjunto, em cerca de 300 mil euros, começaram, desde esse dia a chegar às zonas mais carenciadas, como previsto. A ONG francesa irá assegurar a gestão e a logística, acompanhar e distribuir os bens doados, juntamente com os diferentes atores implicados nesta ação, em particular o REVITA-Fundo de Apoio às Populações e à Revitalização das Áreas Afetadas pelos incêndios. É expectável que empresas portuguesas se associem a esta ONG para desenvolver mecanismos e uma cultura de pós-urgência em Portugal, dando corpo à Partagence Portugal.

Acresce que os trágicos acontecimentos do passado dia 15 de outubro que fustigaram o país, levam a que a intervenção da Partagence Portugal se projete para as outras regiões afetadas, que não apenas a estas três inicialmente abrangidas. É um trabalho que a Partagence Portugal quer fazer com as empresas portuguesas e assumir-se como uma rede de empresas portuguesas que se voluntariam para acudir a situações de pós-urgência.

Mais informações em: