FESTIVAL DE INOVAÇÃO & CRIATIVIDADE

Realizada entre 23 e 26 de Abril na Feira Internacional de Lisboa – FIL, a segunda ediçãodo Festival IN – Inovação & Criatividade assumiu-se como o maior evento agregador de criatividade e inovação realizado na Península Ibérica, recebendo cerca de 57 mil visitantes, tendo mais de 190 expositores e originando mais de 400 actividades, entre as quais 92 espectáculos.

Organizado pela Fundação AIP e apoiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional – FEDER através do PORLisboa, o Festival IN implicou uma candidatura aprovada de 3.579.214,00€ dos quais 40% (1.431.685,60€) foram financiados pelo PORLisboa.

O Festival IN foi estruturado em torno do conceito Network Society e pretendeu cruzar temas inter-relacionados como as Cidades Criativas, Criatividade e Desenvolvimento, Inovação, Negócio e Cultura e Redes Empresariais.

Os objectivos primordiais do Festival IN foram a promoção da ligação entre criadores e potenciais utilizadores, o estabelecimento de contactos entre empreendedores e financiadores e possibilitar a troca de conhecimentos entre quem pensa a inovação e quem a aplica.

Espetáculos

O festival visou acrescentar valor e construir situações reais e virtuais da entrada em redes já existentes e de elevado potencial, criando um ambiente único de inovação intersectorial (cross-innovation) que funcionaria como alavanca para a economia das Indústrias Culturais e Criativas, quer pela dinâmica de interacção com investidores e potenciadores, quer no reforço de internacionalização da fileira criativa portuguesa.

Assim, e apresentando-se como uma plataforma de capacitação, inclusão, internacionalização e promoção do sector cultural e criativo, tornou-se num evento mobilizador, num espaço de colaboração, de encontro, de partilha entre as mais variadas áreas deste sector:

• Arquitectura
  • Artes performativas
  • Artes visuais
  • Cinema/vídeo
  • Design
  • Edição/criação literária
  • Empreendedorismo
  • Ensino superior
  • Gastronomia
  • I&D
  • Património
  • Publicidade
  • TIC
  • Multimédia
  • Telecoms e videojogos.

Esta edição do festival esteve dividida por quatro pavilhões, sendo que o tema comum foi o empreendedorismo, quer pelo apoio a empresas na comunicação interna ou externa, nos espaços de coworking, no desenvolvimento de pequenas empresas ou através da sustentabilidade.

No primeiro pavilhão, Cidade das Redes & Pessoas, estiveram presentes redes nacionais e internacionais ligadas às Indústrias Culturais e Criativas, e diversas manifestações associativas e organizativas do sector cultural, bem como apoios públicos e privados, business angels, capital de risco e crowdfinance. A intenção foi este espaço funcionar como alavanca do empreendedorismo através de aceleradores de negócio, espaços de cowork, fablabs, incubadoras e startups.

No segundo pavilhão encontrava-se a Cidade do MKT & Comunicação, um espaço de estudos de caso de comunicação, marketing e de sucesso na internacionalização, incluindo projectos de gaming. Esta cidade, onde se encontravam os agentes provenientes de sectores de design, MKT digital, media, multimédia, publicidade e social media, incluiu também instituições de ensino técnico e superior ligadas à Comunicação e Marketing, e os Organismos de Apoio à Internacionalização.

Na Cidade da Inovação & Produtividade, no terceiro pavilhão, encontravam-se empresas de tecnologias de informação e comunicação, instituições de ensino técnico e superior na área tecnológica, projectos e soluções tecnológicas cutting-edge, telecomunicações e unidades de I&D.

Na Cidade dos Produtos e Serviços, no quarto pavilhão, estavam localizadas empresas, empreendedores e profissionais com produtos e serviços inovadores, com especial enfoque em estudos de caso de actividades criativas emergentes, transdisciplinares e de vanguarda, e de cross-innovation. Aqui também se encontravam os espaços de agentes musicais, castings, jovens criativos e novos talentos e produtoras de novelas.

ir para o site

por_logo_cor3