A Fundação AIP e a PT celebraram, no dia 14 de julho, uma parceria estratégica com as melhores soluções tecnológicas, possibilitando condições de última geração para as participadas da Fundação AIP, FIL e CCL – Centro de Congressos de Lisboa, estarem prontas a enfrentar os novos desafios e possibilitar aos seus clientes e parceiros e visitantes as melhores formas de potenciar negócio. Este é um acordo que vem sido negociado desde há alguns meses entre as duas entidades, que tem como rampa de lançamento a 6ª edição do Web Summit, maior evento europeu de empreendedorismo e tecnologia, que se realiza na FIL entre os dias 8 e 10 de Novembro. Jorge Rocha de Matos, Presidente da Fundação AIP, faz uma analogia à lenda da sopa de pedra, afirmando que “o Web Summit vai ser a nossa pedra e tudo o mais vai-se acrescentando”.

A parceria estratégica com vista ao fornecimento, pela parte da PT, de uma solução de WiFi de alta densidade para a realização do Web Summit, vai-se prolongar, pelo menos, durante 60 meses. A realização deste evento na FIL, albergará cerca de 50 mil participantes e mais de 150.000 conexões a funcionarem em simultâneo, proporcionando mais oportunidades de negócio, através de um serviço de ponta – Advanced Email Marketing.

Com esta parceria, a Fundação AIP vai adicionalmente renovar todas as redes de dados através de um update tecnológico das componentes core dos seus espaços (FIL e CCL – Centro de Congressos de Lisboa), possibilitando o acesso a outras soluções tecnológicas de vanguarda, como Advanced Email Marketing, Solução de Voz empresarial GlobalConnect, contemplando ainda a renovação de toda a rede de dados entre edifícios, bem como da rede local (WAN e LAN), abrangendo todos os postos de trabalho.

A PT disponibiliza actualmente a maior rede de fibra em Portugal, que cobre hoje mais de 3 milhões de casas e que, até 2020, atingirá os 5,3 milhões. A PT detém ainda a rede móvel 4G, abrangendo 93% da população portuguesa.

Jorge Rocha de Matos, presidente da Fundação AIP refere que “apesar da grave crise que se tem vivido a nível global, a cidade de Lisboa tem evoluído no ranking da ICCA – International Congress and Convention Association de forma consistente” e acrescenta “temos como objectivo expresso no nosso plano estratégico, colocar a cidade de Lisboa, até 2020, no ‘top three’ a nível europeu e no ‘top five’ a nível internacional”.

A Fundação AIP, através das suas participadas, FIL e CCL, tem tido sempre como desafio, desenvolver as melhores condições para que os empresários, nos mais variados sectores da economia, com especial ênfase para os jovens empreendedores e strat-ups, tenham as melhores e mais modernas ferramentas tecnológicas, condições fundamentais para o fortalecimento dos seus negócios. Esta é a melhor forma de contribuir para o relançamento da economia, com foco na internacionalização e concomitante criação de emprego.

Para firmarem oficialmente este acordo, estiveram presentes o presidente da Fundação AIP, Jorge Rocha de Matos e o presidente executivo da PT, Paulo Neves, contando também com a presença do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e do secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos.