Missão Empresarial à Argentina, Paraguai & Uruguai

10 a 23 de Junho

Argentina

A Argentina é um país que se abre actualmente ao comércio internacional, que já representa 29,8% do PIB (OMC média de 2012 – 2014).

Umas das medidas anunciadas pelo governo, que tomou posse em final de 2015, foi o aprofundamento das relações comerciais entre a Argentina e os seus principais parceiros económicos, sendo que neste contexto foram reabertas as negociações para a parceria com a União Europeia.

Terceira maior economia da América Latina (depois do México e do Brasil), o país possui um dos PIB per capita mais elevados entre os países da América do Sul, com uma perspectiva de crescimento em 3,5% para 2017, boas infra-estruturas e uma população com um elevado nível de literacia.

Paraguai

Ainda na América do Sul, de referir que o Paraguai é a economia que mais progressos registou, com uma expansão total de 24% do seu PIB entre 2012 e 2016, segundo dados da CEPAL. Com uma receita de regras estáveis, impostos baixos e pouca burocracia, em menos de uma década, a economia paraguaia reinventou-se e, cresce em média quase 6% ao ano através da captação de investimentos estrangeiros e com o apoio do agro-negócio.

Com inflação estável nos últimos cinco anos, o país tem se mostrado um exemplo relevante para outras economias. segundo o indicador Clima Económico da América Latina (ICE), elaborado pela fundação Getulio Vargas e pelo instituto alemão IFO (instituto Leibniz para a Investigação Económica), o Paraguai tem o melhor “clima económico” da região, seguido do Peru.

Uruguai

Por fim, note-se que o Uruguai ocupa o primeiro lugar entre os Estados latino-americanos nos rankings relativos ao Estado de Direito, solidez das instituições democráticas e baixa corrupção e o segundo lugar em termos de liberdade económica. Pequeno país de 3,4 milhões de habitantes, apostou-se num modelo de crescimento por via da estabilidade política e social, bem como na melhoria contínua do seu ambiente de negócios (comprovando-o a existência actual delado 12 Zonas Francas, onde operam já mais de 800 empresas estrangeiras), tendo nos últimos 4 anos registado um crescimento sólido de 3% a 4% no PIB.

A visita desta Delegação ao Uruguai incluirá ainda a participação no I Fórum para o Investimento EU/LATAM, organizado pela delegação da União Europeia em Montevideu, cujo programa poderá consultar em anexo.

Inscreva-se aqui
Condições de Participação

Programa Provisório

ARGENTINA | BUENOS AIRES