A Fundação AIP, representada pelo seu Vice Presidente, Dr. João Gomes Esteves, recebeu no dia 22.02-2016, uma delegação representativa dos meios empresariais da Turquia, nomeadamente Mr. Fahri Gökyayla, Vice Chairman, DEİK/Turkey-Portugal Business Council – Chairman, Diplomat Foreign Trade Co.; Mrs. Neslihan Onuralp, Business Council Coordinator, DEIK; Mrs. Başak Seçkin, Commercial Counsellor, Turkish Embassy in Lisbon.

Estiveram também presentes por parte da Fundação AIP, André Magrinho (Adjunto do Presidente da Fundação AIP e membro do Portuguese – Turkish Business Council), Guida Sequeira (Diretora DO departamento de Relações Internacionais da Fundação AIP) e Cristina Mota (Departamento de Relações Internacionais da Fundação AIP). Associaram-se também ao ato membros do Business Council Portugal-Turquia: Abdul Vakil, Portuguese – Turkish Business Council e António Pité, ISQ – Instituto Soldadura e Qualidade, Portuguese – Turkish Business Council

No encontro foram analisadas as relações bilaterais a nível do comércio e do investimento, entre Portugal e a Turquia, bem como outros espaços de cooperação multilateral, nomeadamente com os mercados da CPLP. As duas delegações acordaram formas de impulsionar o relacionamento bilateral, a nível económico e do investimento, para patamares significativamente mais elevados do que os atuais. A este propósito comprometeram-se também em realizar duas missões empresariais: uma de empresários portugueses à Turquia e outra de empresários turcos a Portugal, identificando os setores e atividades de interesse mútuo em matéria de comércio e investimento.

22.2.2016