A Fundação AIP, a Embaixada da Argentina em Portugal, a casa da América Latina e a Câmara do Comércio Portugal – Atlântico Sul, realizaram o workshop empresarial “Argentina – uma economia a explorar” com o intuito de proporcionar às empresas a oportunidade para o desenvolvimento de prospecção de mercado, de investimento e de cooperação técnica na Argentina, País que tem a terceira maior economia da América Latina (depois do México e do Brasil).

Considerado o 8º maior país do mundo, a Argentina dispõe de infraestruturas únicas. As abundantes reservas de petróleo, gás, minerais e água, os 53% de terra cultiváveis, a rede ferroviária com mais de 35.000 km, os 43 portos e 54 aeroportos fazem deste país, um país de investimento futuro.

O workshop contou com os oradores Oscar Armando Moscariello, Embaixador da Argentina; Mário Lino da Silva, Vice-Presidente da Casa da América Latina; Cláudio Correia, Presidente da Câmara Luso-Argentina de Comércio e Indústria; Filipe Romão, Presidente da Câmara do Comércio Portugal – Atlântico Sul; Mário Rodrigues, Administrador da EST; e André Magrinho, Adjunto Presidente da Fundação AIP. Estiveram presentes cerca de 50 empresas, maioritariamente dos sectores farmacêuticos, energias, tecnologias de informação, indústrias metalomecânicas, transformação de madeira, automóvel e aeronáutica.

No final deste encontro, Jorge Rocha de Matos, presidente da Fundação AIP, e Oscar Moscariello, Embaixador da Argentina, trocaram palavras de incentivo de modo a unirem esforços ao desenvolvimento do comércio internacional que, na Argentina, já representa 29,8% do PIB (OMC média de 2012-2014). Entre as principais metas do governo para o desenvolvimento daquele País até 2025 está o objectivo de crescimento em 20% de energia gerada a partir de fontes renováveis.