A iniciativa “Green Dialogue, Towards Cooperation on United Nations Sustainable Development Goals”, que se realizou no passado dia 15 de março nas instalações da Fundação AIP, vem impulsionar o debate intercultural sobre temas da maior relevância internacional, em que Portugal é parte ativa.

A esse propósito a Fundação AIP assinou um protocolo com a Fundação Aliança das Civilizações, o mesmo sucedendo com o Conselho Nacional da Juventude, com base no qual se propõem implementar conjuntamente um conjunto de ações no âmbito da “REACH Aliance”.

Deste modo, Portugal coordena a Rede Internacional de Diálogo Intercultural, que elegeu a crise migratória e os refugiados, o combate ao terrorismo e a formação de jovens líderes como temáticas prioritárias.

A rede inclui organizações da sociedade civil de Portugal, Espanha, Itália, Sérvia, Macedónia, Grécia, Egito, Jordânia, Líbano e Azerbaijão e visa “fomentar o diálogo intercultural”, refere em comunicado.

A estrutura, “REACH Alliance”, definiu como agenda de trabalho para dois anos as problemáticas dos refugiados e da crise migratória, o combate à “violência extrema derivada do terrorismo” e a formação de jovens líderes. O plano de atividades engloba ciclos de conferências e sessões em universidades. A REACH Alliance é coordenada pelo português Nelson Lage, membro da direção da Fundação Aliança das Civilizações, com sede na Macedónia, entidade da qual partiu a iniciativa de criar a Rede Internacional de Diálogo Intercultural.

Portugal está atualmente representado, na sequência do MoU estabelecido, pelo pela Fundação AIP que faz a ligação com o mundo empresarial e pelo Conselho Nacional da Juventude. A Biblioteca de Alexandria, no Egito, é um dos parceiros internacionais.