ONG francesa, “Partagence”, junta-se à Fundação AIP mediante protocolo, também extensível à REDE RSO pt, para criar uma delegação em Portugal especializada no pós-urgência de catástrofes naturais.

O primeiro de 10 camiões com cerca de 150 toneladas de materiais e equipamentos chegou a Portugal na sexta-feira, 13 de outubro, na sequência dos incêndios ocorridos, desde Junho, na Região Centro do País, visando uma intervenção prolongada de apoio aos sinistrados a título de ajuda “pós-urgência”.

O primeiro (com cerca de 14 toneladas de equipamentos), num conjunto de 10 camiões com material destinado às regiões mais afetadas pelos incêndios e já identificadas pela Partagence, chegou à Mealhada na passada sexta-feira, 13 de Outubro, pelas 11H. Produtos e equipamentos novos, materiais de construção, mobiliário, produtos de conforto, avaliados em cerca de 300 mil euros, no total, começaram a chegar a um centro de logística instalado na zona industrial da Mealhada para serem distribuídos nas zonas mais fustigadas pelos incêndios, assim que as casas estejam reconstruídas. A ONG francesa irá assegurar a gestão e logística, acompanhar e distribuir os bens doados, em estreita cooperação com o REVITA – Fundo de Apoio às Populações e Áreas Afetadas pelos Incêndios e com a Fundação AIP, mas também com a colaboração de outros atores e voluntários envolvidos nesta ação. É expectável que empresas portuguesas se associem a esta ONG, para desenvolver dispositivos eficazes e afirmar uma cultura e boas práticas na ajuda pós-urgência em Portugal, dando corpo à Partagence Portugal, tendo por base a partilha de valores.

Para esta primeira ação, e para as próximas, serão três as plataformas logísticas que a Partagence vai mobilizar em Portugal de apoio pós-urgência. Uma plataforma central na Mealhada, para as várias situações de catástrofes no País, uma em Tomar e outra em Pedrógão Grande.

Mais informações em: